Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Gafisa (GFSA3) e Esh Capital travam guerra de liminares

Gafisa (GFSA3) e Esh Capital travam guerra de liminares

A Gafisa (GFSA3) recebeu liminar para interromper convocação de assembleia geral extraordinária, conforme fato relevante encaminhado ao mercado. “Foi proferida pelo Juízo do Plantão Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo decisão liminar determinando a interrupção do prazo de convocação da assembleia geral extraordinária convocada pela acionista Esh Theta Fundo de Investimento Multimercado (Esh […]

A Gafisa (GFSA3) recebeu liminar para interromper convocação de assembleia geral extraordinária, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.

“Foi proferida pelo Juízo do Plantão Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo decisão liminar determinando a interrupção do prazo de convocação da assembleia geral extraordinária convocada pela acionista Esh Theta Fundo de Investimento Multimercado (Esh Theta), que se realizaria em 02 de janeiro de 2023, às 10:00 horas, nos termos do edital de convocação publicado pela Esh Theta na versão impressa do jornal Valor Econômico, no dia 12 de dezembro de 2022”, disse.

E acrescentou que está mantida a convocação realizada pela companhia para a assembleia geral extraordinária a ser realizada em 09 de janeiro de 2023, às 18:00 horas nos termos do Edital de Convocação e da Proposta da Administração divulgadas em 16 de dezembro de 2022, e que terá como ordem do dia as mesmas matérias previstas na Convocação Esh Theta.

Operários em construção de prédios em Brasília. Taxa de desemprego no Brasil caiu, segundo a Pnad Contínua

Gafisa (GFSA3): queda de braço

O referido pedido de suspensão de assembleia geral extraordinário partiu de um acionista que também é diretor de desenvolvimento de negócios da companhia, Guilherme Penseti. A afirmação é da própria Esh Theta.

Conforme a gestora, Penseti trabalha em empresas que têm ligação com Nelson Tanure, controlador da Gafisa, desde 2016. Atualmente, pontuam, detém cargos no conselho de administração da Alliar e Ligga Telecom, ambas sob controle de Tanure.

Publicidade
Publicidade

Vale destacar que a Esh Capital possui 4% da empresa.

Movimento falimentar

A Gafisa, por sua vez, alega que há um pedido de falência contra a companhia protocolado por Clery Ribeiro Costa.

Entretanto, elencou a companhia, o referido processo foi meramente distribuído, ainda não tendo manifestação judicial recebendo a petição ou admitindo o seu processamento.

O que a Esh quer?

A assembleia pedida pela Esh Capital, e interrompida, quer discutir ações de responsabilização de administradores e membros do conselho fiscal, entre outros, em função de prejuízos causados à companhia em decorrência de “atos ilícitos e operações irregulares”.

A Esh também quer destituir os membros tanto do conselho de administração quanto do conselho fiscal, por quebra de deveres fiduciários. A gestora propõe ainda uma nova eleição para ambos os colegiados, em substituição aos atuais.

Cabe lembrar que na última semana a Esh obteve na Justiça a anulação da emissão de debêntures pela Gafisa no valor de R$ 245 milhões. A operação implicou a suspensão temporária da compra de terrenos prevista nos recursos da transação, bem como a conversão da dívida em ações da empresa a serem entregues aos acionistas.

Ibovespa

A ação GFSA3 encerrou o dia 20 de dezembro de 2022 cotada em R$ 6,25.

  • Quer saber mais sobre a Gafisa (GFSA3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!