Instituições de classe contrárias ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Furnas entram com liminar, informou a Eletrobras (ELET3).
De acordo com o documento encaminhado ao mercado, são três liminares em curso no âmbito de processos judiciais ajuizados, relativas ao Plano de Demissão Voluntária 2022, que tem abrangência para três bases da controlada Furnas Centrais Elétricas S.A: Rio de Janeiro, Angra dos Reis e São Paulo.
Também disse que com relação a essas liminares, estão sendo adotadas as medidas judiciais cabíveis por Furnas, com o acompanhamento da Eletrobras.
E acrescentou que para as demais empresas Eletrobras e para as demais bases de Furnas, o PDV está mantido em sua íntegra.
Já sobre os questionamentos que motivaram as liminares, “estes supostamente buscam condições melhores do que as de planos de desligamento anteriores”, disse, elencando que a companhia esclarece que o texto firmado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2024 versa sobre condições superiores do atual plano frente ao anterior, considerando o conjunto dos benefícios ofertados. As liminares em questão abrangem 345 adesões, o que representa 14% das adesões totais nas empresas Eletrobras.
“A companhia e Furnas estão envidando seus melhores esforços para reverter, judicialmente, as liminares referidas acima”, frisou.

Eletrobras (ELET3): dívida da companhia
Presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr disse ao Poder360 que a dívida da Eletrobras deve ser afetada pelos compromissos assumidos na privatização e pela incorporação da dívida da Santo Antônio Energia no 4º trimestre.
Vale lembrar que a Eletrobras obteve prejuízo de R$ 88 mil no terceiro trimestre de 2022, impactada por fatores como aumento de encargos da dívida, obrigações junto à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e projetos de revitalização de bacias hidrográficas e Amazônia Legal.
Ibovespa
A ação ELET3 encerrou o dia 25 de novembro de 2022 cotada em 45,33, enquanto a ELET6 encerrou cotada em R$ 48,58.
- Quer saber mais sobre a Eletrobras (ELET3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!