Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Eletrobras (ELET3) sofre com ruído político, apagão e troca de comando

Eletrobras (ELET3) sofre com ruído político, apagão e troca de comando

A Eletrobras ($ELET3) sofre com ruído político, apagão e troca de comando. A companhia, privatizada na metade de 2022, tem estado rotineiramente na imprensa sob intenso fogo cruzado por parte dos agentes políticos. Uma parte se posiciona contra a desestatização da empresa e coloca as autarquias para tentar alterar a configuração societária. Outra parte, por […]

A Eletrobras (ELET3) sofre com ruído político, apagão e troca de comando.

A companhia, privatizada na metade de 2022, tem estado rotineiramente na imprensa sob intenso fogo cruzado por parte dos agentes políticos.

Uma parte se posiciona contra a desestatização da empresa e coloca as autarquias para tentar alterar a configuração societária.

Outra parte, por sua vez, justifica que a privatização é um caminho sem volta para algumas das principais empresas públicas do país, e o movimento visa enxugar as operações, e dar mais celeridade aos negócios.

Porém, com o apagão de energia ocorrido no Brasil dia 15, um dos lados ganhou certa “munição” para reclamar dos caminhos que foram escolhidos para a empresa em períodos recentes.

Publicidade
Publicidade

Eletrobras (ELET3): avaria

Para piorar, ficou confirmado que no dia do ocorrido foi, de fato, um ativo diretamente ligado à Eletrobras que sofreu uma avaria.

Ainda assim, técnicos ligados tanto à companhia quanto ao Operador Nacional do Sistema (ONS) alegam que a referida avaria, em ativo localizado no Ceará, não teria capacidade de gerar um apagão abrangendo o território nacional. Com isso, as investigações continuam.

Ponto de inflexão

Outro ponto de inflexão diz respeito à saída do CEO Wilson Ferreira Jr., que renunciou ao comando da empresa por dissidência acerca de demandas do conselho de administração.

Profissional com larga experiência, a baixa pegou o mercado de surpresa, obrigou analistas correrem para reavaliar suas posições e respingou diretamente nas ações da empresa, assim como tudo mais.

A ação ELET3 reporta queda de quase 8% no período de cinco dias, enquanto a ação ELET6 desaba 10,12% no período de cinco dias. A primeira está cotada em R$ 34,56 e a segunda em R$ 38.

Senador cita demissões

No dia 16 o senador Plínio Valério (PSDB-AM) alertou, em pronunciamento no Plenário, para a possibilidade de o apagão ter sido causado pela falta de técnicos na Eletrobras.

O senador destacou que, após a privatização da empresa, em 2022, houve demissão em massa de funcionários, conforme levantamento da Agência Senado.

“Não é brincadeira o corte de energia elétrica em 8 milhões de quilômetros quadrados, atingindo dezenas de milhões de brasileiros. Mesmo desconhecendo as causas imediatas do desligamento das linhas, estamos cientes do desligamento dos técnicos necessários para manter o sistema em funcionamento. E é em nome desses técnicos que eu peço que a Eletrobras reavalie a demissão. Essa pode ter sido uma das causas, porque já não há mais assistência técnica, já não há revisão como havia antigamente”, disse.

De acordo com o senador, o Ministério de Minas e Energias chegou a solicitar à Eletrobras, em 20 de julho, que suspendesse os desligamentos, mas não foi atendido. Ele destacou que a pasta mencionava expressamente a preocupação com o sistema elétrico, dada a saída de profissionais qualificados.

Senacon pede esclarecimentos

Já a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, quer esclarecimentos da Eletrobras sobre a causa da interrupção no fornecimento de energia e as providências que foram tomadas. O apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal.

A notificação da empresa foi feita ontem e, segundo a Secretaria, visa proteger os direitos dos consumidores e garantir que a prestação de serviços essenciais seja realizada com transparência e eficiência.  

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cerca de 29 milhões de brasileiros foram afetados pelo apagão, um terço dos consumidores. 

Gráfico mostra a ação ELET3 na Bolsa.
  • VOCÊ LEU SOBRE A ELETROBRAS (ELET3) E PODE INVESTIR EM ATIVOS DE PROTEÇÃO; SAIBA MAIS