Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
EDP Brasil (ENBR3) fechará capital; leilão de ações será em julho

EDP Brasil (ENBR3) fechará capital; leilão de ações será em julho

A EDP Brasil (ENBR3) fechará capital. A oferta pública de aquisição (OPA) da companhia, feita a pedido de sua controladora EDP, de Portugal, foi deferida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com isso, o leilão de operação deverá ocorrer no dia 11 de julho.

Com o fechamento de capital da companhia de energia elétrica, as ações deixarão de ser negociadas na bolsa e serão deslistadas do segmento Novo Mercado da B3 (B3SA3). A intermediação da oferta ficará a cargo do banco BTG Pactual (BPAC11).

Pelos termos do edital, a controladora da EDP no Brasil dispõe-se a adquirir, por meio do BTG, até a totalidade do remanescente das ações ordinárias de emissão da companhia que não sejam de sua titularidade, ou da EDP, direta ou indiretamente, e não estejam mantidas em tesouraria (ou seja, 14.570.809 ações, na data do edital), isto é, até 240.868.465 ações, ou 41,45% do capital social total e votante.

EDP Brasil (ENBR3) fechará capital: como fica para os acionistas

A condição de saída do Novo Mercado se dará caso dois terços dos acionistas da empresa, aceitarem os termos da OPA, vendendo seus papéis dos quais são titulares ou concordarem expressamente com a mudança de registro da companhia sem vender suas respectivas ações.

A Saída do Novo Mercado, independentemente da Conversão do Registro, será realizada caso os acionistas titulares de, pelo menos, 1/3 das ações em Circulação aceitarem a OPA, vendendo suas respectivas ações no leilão ou concordarem expressamente com a saída do Novo Mercado, sem vender seus papéis.

Publicidade
Publicidade

Portanto, caso não se verifique o quórum para o fechamento de capital a ofertante, no caso a EDP Portugal, desistirá da OPA para mudança de Registro, mas prosseguirá com a OPA para a Saída do Novo Mercado, com a consequente migração para o segmento básico de listagem de ações da B3.

A oferta permanecerá válida por 42 dias, a contar da data de publicação do edital, isto é, com início em 31 de maio de 2023 e término em 11 de julho, data em que o leilão de venda das ações será realizado.

Preço da ação e volume

Ainda conforme o edital, o preço por ação da oferta será de R$ 23,73 por cada papel em circulação. Caso a totalidade das ações da oferta seja adquirida, portanto, o valor total previsto para a OPA será de R$ 5.715.808.674,45.

Na hipótese de o capital social da companhia ser alterado entre a data da publicação do edital e a data do leilão, em virtude de bonificações em ações, grupamentos ou desdobramentos de ações, o preço por ação será ajustado de acordo com o número resultante de ações e será divulgado ao mercado, por meio de fato relevante.

Você leu que a EDP Brasil (ENBR3) fechará capital. Acesse a Planilha de ativos!