Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Coteminas (CTNM3) pretende desligar 700 trabalhadores no Vale do Itajaí

Coteminas (CTNM3) pretende desligar 700 trabalhadores no Vale do Itajaí

A Coteminas (CTNM3) pretende desligar 700 trabalhadores no Vale do Itajaí.

A companhia enviou ofício ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite) aunciando o ajuste operacional.

De acordo com o documento, os cortes devem ocorrer agora em julho, mas os empregados já rejeitaram, em assembleia promovida dia 3, a proposta de que as rescisões fossem pagas em até 15 parcelas.

Vale lembrar que a Coteminas é dona da Artex, MMartan e Casa Moysés, e foi fundada em 1967 em Montes Claros (MG).

A companhia atua no segment têxtil e foi fundada por José Alencar e Luiz de Paula, e a inauguração da primeira fábrica de fiação e tecidos ocorreu em 1975.

Publicidade
Publicidade

Além das Minas Gerais, a empresa mantém fábricas na Paraíba, Rio Grande do Norte, e Santa Catarina.

Coteminas (CTNM3): contradição, diz sindicato

Presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske disse que o movimento de corte é uma contradição, visto que a companhia comunicou recentemente uma parceria com a Shein – a gigante chinesa das vendas online — e está fazendo investimentos em outras regiões, enquanto os trabalhadores de Blumenau são penalizados.

Ele disse, ainda, que a fábrica de Blumenau, onde devem acontecer as demissões, tem cerca de 1,2 mil trabalhadores, sendo que em torno de 200 estariam afastados. “Trata-se de uma demissão, portanto, de cerca de 70% do quadro de funcionários”, ressaltou.

Uma nova mobilização convocada pelo sindicato está prevista para o dia 5 de julho de 2023 em frente à fábrica. Pode acontecer, ainda, um ato público contra a postura da companhia.

Bolsa

A ação CTNM3 encerrou o dia 4 de julho de 2023 cotada em R$ 9,84.

Gráfico mostra a ação CTNM3 na Bolsa.