O deputado André Fufuca (PP-AM) está colhendo assinaturas para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias de fraude contábil na Lojas Americanas (AMER3). Para a instalação da CPI da Americanas (AMER3) é necessário que 171 deputados, ou um terço dos 513 parlamentares da casa, deem seu aval ao requerimento.
- Ainda dá tempo: participe do Invista lá Fora, evento gratuito e online da EQI.
Líder do PP, mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), Fufuca protocolou o pedido em 15 de fevereiro e diz já contar com 159 assinaturas – os deputados, contudo, ainda podem tirar seus nomes da lista.
Outros partidos do grupo chamado Centrão, como o MDB e o Republicanos, que negociam pontualmente sua adesão à base do governo, são os principais apoiadores da ideia da CPI. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e dono da maior bancada da Casa, também teria dado apoio.
Nos bastidores, a CPI é vista como uma tentativa de demonstração de força de Arthur Lira diante do governo, a fim de criar uma pauta própria e não deixar a Câmara como coadjuvante diante das principais prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad: a aprovação de um novo arcabouço fiscal, que deve ser enviado ainda este mês, e da primeira etapa da reforma tributária.
- investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
CPI da Americanas (AMER3): objetos da investigação
O requerimento de criação da CPI foca apenas no caso da Americanas (AMER3), que revelou no início do ano inconsistências contábeis no valor aproximado de R$ 20 bilhões e depois pediu recuperação judicial.
O texto chama o caso de “fraude” e diz que ele deve ser investigado no Congresso porque afetou a imagem de todo o mercado de capitais. “O episódio da Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por nenhum tipo de fraude”, diz o pedido.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.
Nos bastidores, porém, deputados mais ligados a Lira e André Fufuca falam abertamente em investigar outras empresas do 3G, grupo formado pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles que é acionista de referência da Americanas e controlador da Ambev (AMBV3).
Nesta semana, a Americanas (AMER3) negou que vá receber um aporte de R$ 10 bilhões dos acionistas de referência e informou que vem mantendo conversas com seus credores, mas sem previsões de aporte de capital. Também nesta semana, o Bradesco (BBDC4) conseguiu na justiça o bloqueio de bens de membros do conselho fiscal da companhia.
- Confira a Carteira Recomendada de Ações da EQI.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI.
Quer investir com assertividade e compreender o impacto que uma CPI da Americanas (AMER3) pode causar no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.