Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Americanas (AMER3): deputado busca assinaturas para CPI

Americanas (AMER3): deputado busca assinaturas para CPI

O deputado André Fufuca (PP-AM) está colhendo assinaturas para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias de fraude contábil na Lojas Americanas (AMER3). Para a instalação da CPI da Americanas (AMER3) é necessário que 171 deputados, ou um terço dos 513 parlamentares da casa, deem seu aval ao requerimento.

Líder do PP, mesmo partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), Fufuca protocolou o pedido em 15 de fevereiro e diz já contar com 159 assinaturas – os deputados, contudo, ainda podem tirar seus nomes da lista.

Outros partidos do grupo chamado Centrão, como o MDB e o Republicanos, que negociam pontualmente sua adesão à base do governo, são os principais apoiadores da ideia da CPI. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e dono da maior bancada da Casa, também teria dado apoio.

Nos bastidores, a CPI é vista como uma tentativa de demonstração de força de Arthur Lira diante do governo, a fim de criar uma pauta própria e não deixar a Câmara como coadjuvante diante das principais prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad: a aprovação de um novo arcabouço fiscal, que deve ser enviado ainda este mês, e da primeira etapa da reforma tributária.

CPI da Americanas (AMER3): objetos da investigação

O requerimento de criação da CPI foca apenas no caso da Americanas (AMER3), que revelou no início do ano inconsistências contábeis no valor aproximado de R$ 20 bilhões e depois pediu recuperação judicial.

Publicidade
Publicidade

O texto chama o caso de “fraude” e diz que ele deve ser investigado no Congresso porque afetou a imagem de todo o mercado de capitais. “O episódio da Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por nenhum tipo de fraude”, diz o pedido.

Nos bastidores, porém, deputados mais ligados a Lira e André Fufuca falam abertamente em investigar outras empresas do 3G, grupo formado pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles que é acionista de referência da Americanas e controlador da Ambev (AMBV3).

Nesta semana, a Americanas (AMER3) negou que vá receber um aporte de R$ 10 bilhões dos acionistas de referência e informou que vem mantendo conversas com seus credores, mas sem previsões de aporte de capital. Também nesta semana, o Bradesco (BBDC4) conseguiu na justiça o bloqueio de bens de membros do conselho fiscal da companhia.

Quer investir com assertividade e compreender o impacto que uma CPI da Americanas (AMER3) pode causar no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.