A EQI Research divulgou sua carteira de dividendos para abril, com alterações. Para o mês de abril, o analista João Zanott, responsável pela montagem da carteira, indica mudanças, sendo a principal delas a substituição de Itaú ($ITUB4) por Itaúsa ($ITSA4), mantendo o peso de 20%.
Outra mudança realizada foi a redução da participação em CPFL ($CPFE3) em 5%, com o objetivo de aumentar a posição em Copel ($CPLE6). De todo modo, a casa de análise continua com as posições concentradas nos setores financeiro e elétrico.
“Seguimos confiantes de que possuímos uma carteira equilibrada e bem distribuída entre setores resilientes e com bom histórico de pagamento de dividendos, oferecendo exposição a companhias saudáveis, com bom potencial de ganho de capital e retorno por meio de proventos”, diz trecho do relatório.

Carteira de dividendos: confira os detalhes da mudança
O analista destacou que continua acreditando que a exposição ao Itaú permanece como um pilar defensivo da carteira, dado o bom desempenho recente e o posicionamento competitivo do banco. “No entanto, observamos que o desconto da Itaúsa em relação ao valor de mercado de suas participações está em níveis historicamente elevados, o que representa a principal motivação para a troca”, escreveu ele, no relatório.
Embora o Itaú ainda corresponda a 93% do valor de mercado de todas as participações da holding, a casa de análise avalia que a Itaúsa vem se diversificando e aumentando sua presença em outras empresas. “Gostamos da maioria dessas companhias e acreditamos que a holding possui um portfólio de boa qualidade”, completa outro trecho do relatório.
Dessa forma, a carteira permanece exposta ao Itaú de maneira indireta, acreditando que, no momento, essa estratégia apresenta uma melhor relação risco-retorno.
Leia também:
Performance da carteira
Os destaques positivos de performance de março foram o Bradesco ($BBDC4), Copel e o Itaú, que apresentaram altas de 7,95%, 6,69% e 5,28%, respectivamente, durante o período. Por outro lado, os destaques negativos foram Isa Energia ($ISAE4), CPFL ($CPFE3) e Petrobras ($PETR4), que registraram quedas de 5,77%, 4,39% e 2,7%, respectivamente.
De acordo com o relatório, a performance negativa da PETR4 pode ser explicada principalmente pela queda nos preços do petróleo, que impacta negativamente a petroleira, uma vez que a diminuição dos preços da sua principal commodity tende a reduzir a rentabilidade da empresa.
“Em relação à CPFE3, após uma valorização significativa no mês passado (+14,7%), interpretamos o movimento de queda nos preços como uma leve correção, sem haver fatores estruturais que justifiquem preocupações com a companhia”, completa o documento.
Confira abaixo a tabela estimada de pagamento de dividendos:

Você leu sobre carteira de dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!