Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Carteira teórica do Ibovespa: TRPL4 entra e BHIA3 sai na 1ª prévia

Carteira teórica do Ibovespa: TRPL4 entra e BHIA3 sai na 1ª prévia

A ISA Cteep (TRPL4) é a única novidade na primeira prévia para a carteira teórica do Ibovespa, apresentada na manhã desta sexta-feira (1) pela B3 ($B3SA3) para a composição do índice a partir de janeiro de 2024. 

A empresa de geração e transmissão de energia aparece com percentual de 0,435% na formação da carteira substitui a Casas Bahia (BHIA3), que deixará temporariamente de compor o índice, pelo menos de acordo com essa prévia, depois de participação de 0,099% ao longo do terceiro quadrimestre deste ano.

De acordo com os dados da B3, os ativos de maior relevância na composição do índice nesta primeira prévia, entre as 86 ações presentes, são:

Publicidade
Publicidade
  • Vale (VALE3): 14,575%;
  • Petrobras (PETR4): 7,467%;
  • Itaú-Unibanco (ITUB4): 6,904%;
  • Petrobras (PETR3): 4,194%;
  • Bradesco (BBDC4), com 3,813%.

Carteira teórica do Ibovespa: entenda o funcionamento

A carteira teórica do Ibovespa é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.

Antes da divulgação da carteira definitiva, a B3 divulga três prévias das carteiras, para que investidores e gestores de fundos possam ter previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações.

Depois da prévia divulgada hoje, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira, a próxima sairá no pregão do dia 18, uma segunda-feira, primeiro dia útil após o dia 15.

A terceira prévia sairá após o penúltimo pregão deste mês, no dia 27, já que a B3 não vai abrir no dia 29, sexta-feira, último dia útil do ano. A carteira definitiva será divulgada em 2 de janeiro, dia do primeiro pregão de 2024.

Carteira teórica do Ibovespa: o caso da ISA Cteep (TRPL4)

A entrada das ações preferenciais da ISA Cteep (TRPL4) na carteira teórica do Ibovespa era projetada pelo BTG Pactual (BPAC11), em relatório divulgado no começo desta semana. Analistas do banco afirmaram que as ações da empresa tiveram forte aumento no volume diário de negociações (ADTV), devido às recentes discussões sobre a venda da participação que a Eletrobras (ELET6) possui na companhia.

O ADTV (Average Daily Trading Volume, na sigla em inglês), é uma métrica utilizada para identificar o volume médio de negociações que um determinado ativo gera por dia no mercado. Representa a média de negócios – venda e compra – por dia, durante um certo período, e simboliza a liquidez do ativo dentro do mercado.

Segundo dados atualizados em seu site, a ISA Cteep tem pouco mais de 400 milhões de ações preferenciais emitidos, sendo 52,48% de posse da Eletrobras, 46,24% em circulação no mercado (free float) e 1,28% de possa da controladora, a ISA Capital do Brasil.