Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG prevê quatro novas ações na carteira teórica do Ibovespa

BTG prevê quatro novas ações na carteira teórica do Ibovespa

O banco BTG Pactual ($BPAC11) prevê que quatro ações devem entrar na primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, que valerá de maio a agosto deste ano e que será divulgada em 1º de abril. De acordo com o banco de investimentos devem entrar: Caixa Seguridade (CXSE3), Marcopolo (POMO4), Auren (AURE3) e Vivara (VIVA3), com pesos de 0,38%, 0,19%, 0,17% e 0,14% e pressões de compra equivalentes a 2,87x, 1,92x, 1,74x e 1,18x dias de negociação, respectivamente

“VIVA3 tem grandes chances de ingressar no índice, mas os outros três apresentam uma probabilidade menor (POMO4 tem a menor chance). Não esperamos que nenhuma ação saia do índice”, informa relatório do banco.

Segundo o documento, o Ibovespa, historicamente um índice fortemente “concentrado” (com dez membros representando 50% do índice), estava no meio de um bom processo de “desconcentração”. No entanto, esta tendência inverteu-se nas recentes mudanças, com a diminuição do número de membros do índice e o aumento da concentração.

“Dito isto, podemos estar chegando a um ponto de inversão, com o índice provavelmente a expandir-se nos próximos rebalanceamentos (90 ações em maio vs. 86 agora), com o peso das 10 principais ações também diminuindo para 51% (vs. 53% em janeiro)”, completa o relatório.

Leia também:

Carteira teórica do Ibovespa: outras mudanças

Quanto a outros índices, as principais mudanças esperadas no IBrX-50 são a entrada de Usiminas ($USIM5), Arezzo ($ARZZ3), Allos ($ALOS3), Carrefour ($CRFB3) e Enegisa ($ENGI11) e saída de CCR ($CCRO3), Grupo Casas Bahia ($BHIA3), Minerva ($BEEF3), Hypera ($HYPE3) e Klabin ($KLBN11). Quanto ao IBrX-100, espera-se a inclusão de Caixa Seguridade (CXSE3), Gafisa ($GFSA3) e Copel ($CPLE3) e a saída de Ecorodovias ($ECOR3) e M.Dias Branco ($MDIA3). Há mais empresas entrando do que saindo do IBrX-100 devido à saída da Gol, que entrou em recuperação judicial.

O banco também começa a projetar as entradas e saídas do índice small cap (SMLL). Estimam-se oito adições, tendo altas chances para Moura Dubeux ($MDNE3), Usiminas (USIM3), Oceanpact ($OPCT3) e Azevedo e Travassos ($AZEV4); incertas são Wilson Sons ($PORT3), Banco BMG ($BMGB4), Auren (AURE3) e Recrusul ($RCSL4).

Além disso, podem ocorrer quatro exclusões, com altas chances para Espaçolaser ($ESPA3), Lupatech ($LUPA3) e Alliar ($AALR3); e saída ainda incerta de Marisa ($AMAR3).

A carteira teórica atual tem 87 ativos e valerá até abril deste ano. As ações da Positivo ($POSI3) foram excluídas do índice. Por outro lado, entraram na carteira as ações da ISA Cteep ($TRPL4). Os ativos com maior participação na carteira teórica são Vale ($VALE3), Petrobras ($PETR4), Itaú Unibanco ($ITUB4), Petrobras ($PETR3) e Bradesco ($BBDC4).

O que é Ibovespa?

O Ibovespa é um índice que reúne as empresas mais relevantes negociadas em bolsa. Este grupo de ações corresponde a cerca de 80% dos negócios do mercado de capitais nacional. Fazem parte do índice ações que atendem a alguns critérios, como liquidez e volume financeiro de negociação nos últimos 12 meses.

Em outras palavras, o Ibovespa é uma carteira teórica das ações mais negociadas na bolsa. Quando ele sobe, significa que as cotações, em média, tiveram valorização. Ou seja, o mercado está otimista. Quando ele cai, significa que as ações sofreram queda nos preços.

Antes de continuar, é importante dizer que o Ibovespa é medido em pontos. Cada ponto equivale a 1 real. Por exemplo, quando o Ibovespa está em 100 mil pontos, representa um portfólio com valor de R$ 100 mil.

O índice atingiu seu recorde histórico em dezembro de 2019, superando 115 mil pontos. O Ibovespa também é conhecido pela sigla IBOV. Ele é reavaliado pela B3 a cada quatro meses.

Você leu sobre carteira teórica do Ibovespa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!