O banco BTG Pactual ($BPAC11) mantém recomendação de compra para Hapvida (HAPV3) após a convocação por parte da empresa de realizar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para avaliar a inclusão da poison pill em seu estatuto. O preço-alvo é de R$ 4,50.
A proposta da companhia define que o total máximo de participação do comprador hostil necessária para acionar uma oferta de aquisição está fixado em 20%; o preço mínimo da oferta de aquisição; e algumas regras para as assembleias de acionistas que deliberariam sobre uma possível oferta pública de aquisição.
“A medida parece amplamente defensiva, considerando a forte queda nas ações e o momento operacional desafiador da companhia. Ela deve proteger os minoritários da $HAPV3 (contra uma possível aquisição hostil a um “preço baixo”) e também preservar os interesses dos acionistas controladores, uma vez que nenhum investidor hostil poderia questionar o controle da companhia”, informou o BTG.
Medida da Hapvida (HAPV3) pode ser defensiva
Como um dos maiores operadores de saúde da América Latina com um modelo de negócios lucrativo e um valor de mercado abaixo de US$ 3 bilhões, a Hapvida poderia facilmente ser um alvo para um investidor de grande porte, de acordo com relatório do BTG.
A instituição não acredita que a proposta de poison pill esteja necessariamente relacionada a um acordo que estava sendo desenvolvido. Ainda assim, a medida parece defensiva, pois deve proteger os minoritários contra uma possível aquisição hostil a um “valuation reduzido” e também pode preservar os interesses dos acionistas controladores, uma vez que nenhum investidor hostil poderia questionar o controle da empresa.
“Vale ressaltar que outro fator que pode estar por trás da proposta é o fato de que desafios macroeconômicos e operacionais, que devem influenciar o preço das ações, podem persistir no curto prazo”, avaliou o banco.
Como a poison pill pode funcionar
Qualquer acionista ou grupo que atingir uma participação de 20% na empresa será obrigado a fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) pelas ações remanescentes. O comprador deverá solicitar o registro da OPA dentro de no máximo 45 dias a partir da data da compra que resultou na participação mencionada.
O preço mínimo da oferta será o maior entre 120% do valor econômico justo da Hapvida; 140% do maior preço de fechamento das ações da HAPV3 nos 12 meses anteriores à data; 140% do maior preço por ação pago pelo comprador por uma participação relevante nos 12 meses anteriores à data; e 120% do preço de emissão das ações em qualquer aumento de capital realizado por meio de oferta pública nos 12 meses anteriores à data.
No caso de uma oferta pública de aquisição, será convocada uma Assembleia Geral de Acionistas (AGA). Na primeira convocação, com a presença de acionistas que representem mais de 1/4 do total de ações com direito a voto; e na segunda convocação, com qualquer número de acionistas. A aprovação exigirá o apoio da maioria dos acionistas presentes (seja na primeira ou segunda convocação). As ações detidas pelo comprador e aquelas de outros acionistas que possam ter um acordo com o comprador não serão contadas.
Você leu sobre Hapvida (HAPV3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!