Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG mantém recomendação de compra para Hapvida após proposta de poison pill

BTG mantém recomendação de compra para Hapvida após proposta de poison pill

O banco BTG Pactual ($BPAC11) mantém recomendação de compra para Hapvida (HAPV3) após a convocação por parte da empresa de realizar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para avaliar a inclusão da poison pill em seu estatuto. O preço-alvo é de R$ 4,50.

A proposta da companhia define que o total máximo de participação do comprador hostil necessária para acionar uma oferta de aquisição está fixado em 20%; o preço mínimo da oferta de aquisição; e algumas regras para as assembleias de acionistas que deliberariam sobre uma possível oferta pública de aquisição.

“A medida parece amplamente defensiva, considerando a forte queda nas ações e o momento operacional desafiador da companhia. Ela deve proteger os minoritários da $HAPV3 (contra uma possível aquisição hostil a um “preço baixo”) e também preservar os interesses dos acionistas controladores, uma vez que nenhum investidor hostil poderia questionar o controle da companhia”, informou o BTG.

Medida da Hapvida (HAPV3) pode ser defensiva

Como um dos maiores operadores de saúde da América Latina com um modelo de negócios lucrativo e um valor de mercado abaixo de US$ 3 bilhões, a Hapvida poderia facilmente ser um alvo para um investidor de grande porte, de acordo com relatório do BTG.

A instituição não acredita que a proposta de poison pill esteja necessariamente relacionada a um acordo que estava sendo desenvolvido. Ainda assim, a medida parece defensiva, pois deve proteger os minoritários contra uma possível aquisição hostil a um “valuation reduzido” e também pode preservar os interesses dos acionistas controladores, uma vez que nenhum investidor hostil poderia questionar o controle da empresa.

“Vale ressaltar que outro fator que pode estar por trás da proposta é o fato de que desafios macroeconômicos e operacionais, que devem influenciar o preço das ações, podem persistir no curto prazo”, avaliou o banco.

Como a poison pill pode funcionar

Qualquer acionista ou grupo que atingir uma participação de 20% na empresa será obrigado a fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) pelas ações remanescentes. O comprador deverá solicitar o registro da OPA dentro de no máximo 45 dias a partir da data da compra que resultou na participação mencionada.

O preço mínimo da oferta será o maior entre 120% do valor econômico justo da Hapvida; 140% do maior preço de fechamento das ações da HAPV3 nos 12 meses anteriores à data; 140% do maior preço por ação pago pelo comprador por uma participação relevante nos 12 meses anteriores à data; e 120% do preço de emissão das ações em qualquer aumento de capital realizado por meio de oferta pública nos 12 meses anteriores à data.

No caso de uma oferta pública de aquisição, será convocada uma Assembleia Geral de Acionistas (AGA). Na primeira convocação, com a presença de acionistas que representem mais de 1/4 do total de ações com direito a voto; e na segunda convocação, com qualquer número de acionistas. A aprovação exigirá o apoio da maioria dos acionistas presentes (seja na primeira ou segunda convocação). As ações detidas pelo comprador e aquelas de outros acionistas que possam ter um acordo com o comprador não serão contadas.

Você leu sobre Hapvida (HAPV3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!