As empresas do setor de educação registraram mais um trimestre de melhorias, segundo avaliou relatório do banco BTG Pactual (BPAC11). Na maioria dos casos, a receita líquida chegou a crescer um dígito alto e com margens melhores. Ao consolidar os resultados de todos os nomes listados, o Ebitda ajustado expandiu 23% na comparação com o 4TRI22, e o lucro líquido ficou em R$ 978 milhões, alta de 30%.
Segundo o relatório, em 2023, o crescimento foi ajudado principalmente pelo aumento da base de alunos. Mais precisamente, a base de alunos do ensino a distância (EAD) cresceu 13% e a base de alunos presenciais cresceu 4%.
“Dito isso, a dinâmica de preços foi variada. No EAD, os preços só superaram a inflação na Vitru ($VTRU), mas foram abaixo da inflação em Yduqs (YDUQ3), Ser Educacional (SEER3), Cruzeiro do Sul (CSED3) e Cogna (COGN3). No segmento presencial, a YDUQ foi a única cujo tíquete médio superou a inflação”, disse trecho do relatório.
Leia também:
Empresas do setor de educação têm alavancagem em queda
Além de melhores tendências de receita líquida e maior alavancagem operacional, capex menor e taxas de juros mais baixas ajudaram as empresas a manter a alavancagem sob controle – ou até mesmo desalavancagem na maioria dos casos.
Segundo o BTG, mais precisamente, o capex caiu para praticamente todas as empresas acompanhadas pelo banco de investimento. “Embora o 4º trimestre (4TRI23) seja geralmente marcado por sazonalidade desfavorável (ou seja, o ciclo de caixa é muito melhor no 1º e 3º trimestres, alinhada com os ciclos de admissão), a alavancagem caiu t/t para Ânima (ANIM3), COGN e SER. Em termos anuais, todas as empresas desalavancaram”, diz o BTG.
Mantendo preferências
Após um ano marcado por melhorias operacionais (por exemplo, pressões de preços menores, bons volumes de captação) e desalavancagem financeira, as empresas agora enfrentam o desafio de provar que seus fundamentos podem permanecer sólidos em meio a bases de comparações anuais mais difíceis.
“Embora a combinação de alavancagem financeira mais saudável e taxas de juros mais baixas deva impulsionar o forte crescimento do LPA, acreditamos que o ano carece de grandes catalisadores de curto prazo. Dito isso, vemos espaço para teses relativas em educação e mantemos nossas preferências setoriais: YDUQS e ANIM”, conclui o BTG.
Você leu sobre setor de educação. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!