A Braskem (BRKM5) e a Sojitz formaram uma Joint Venture (JV) para investir em produção de pet a partir do açúcar.
A petroquímica e a japonesa Sojitz lançarma a Sustainea vão utilizar matéria-prima usada na fabricação de garrafas pet a partir de açúcar.
Com o movimento, dizem acreditar que a nova empresa tem potencial para liderar a produção mundial de insumos usados na fabricação desses produtos, o Bio MEG (monoetilenoglicol) e o bioMPG (monopropileno glicol).
Além disso, a nova companhia terá três usinas com capacidade de produção de 700 mil toneladas por ano dessas matérias primas.
Segundo o Estadão, as duas empresas não revelam o quanto investiram no projeto, que saiu do papel em março e aguardava a aprovação dos órgãos concorrenciais do Japão. O plano é que a primeira fábrica comece a operar em 2026. O local da instalação não está definido.

Braskem (BRKM5) cria a Vogen
Um mês atrás a Braskem (BRKM5) anunciou a criação da Voqen, para atuar na área de energia e gás natural.
À época, disse que a ideia é que a empresa atenda tanto à própria Braskem quanto a outros clientes, sobretudo do setor químico e petroquímico, com foco em novos modelos de comercialização de gás e energia.
Outro objetivo é atuar na entrega de soluções de energia renovável que acelerem a transição energética.
Também disse que a Voqen será 100% controlada pela Braskem, com uma carteira de R$ 3 bilhões por ano em contratos de energia elétrica e gás natural sob gestão.
Ibovespa
A ação BRKM5 estava cotada a R$ 34,82 na manhã do dia 20.
- Quer saber mais sobre a Braskem (BRKM5) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!