A Braskem (BRKM5) faz acordo bilionário com capital alagoana, a cidade de Maceió, e desembolsará R$ 1,7 bilhão em um Termo de Acordo Global. Do montante total, cerca de R$ 700 milhões já haviam sido provisionados pela companhia em exercícios anteriores.
O Termo de Acordo Global estabelece a indenização, compensação e ressarcimento integral do município de Maceió em relação a todo e qualquer dano patrimonial e extrapatrimonial por ele suportado, e está sujeito à homologação judicial.
A assinatura ocorre em meio ao processo de venda da companhia, que poderia ficar impedido por conta de um incidente de afundamento do solo na cidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) pretendia que a petroquímica pagasse pelos danos relacionados ao projeto de extração de sal que causou o colapso do solo na capital das Alagoas, obrigando cerca de 50 mil pessoas a deixar suas casas em 2018.
Braskem (BRKM5) teve venda ameaçada
A pendência ambiental fez com que a petroquímica pudesse ter sua venda ameaçada, já que o TCU tentou impedir a venda da petroquímica após o incidente com o solo em Maceió.
Levantamento da Bloomberg aponta que a decisão do TCU deve sair nas próximas semanas, mas, antes que a venda seja efetivada, os acionistas precisam calcular o custo dos danos e explicar como o problema será resolvido.
Você leu que a Braskem (BRKM5) faz acordo bilionário com capital alagoana. Quer ter renda passiva o ano todo? Então acesse a agenda de dividendos!