A Sabesp (SBSP3) tem quase 6% de alta em uma semana e o BTG Pactual (BPAC11) tem recomendação de compra para a companhia.
Trata-se da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e, segundo o banco de investimentos, o governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto nº 67.800, estabelecendo novos termos (em comparação com o Decreto nº 66.289 de 2021) relacionados à governança das Unidades Regionais de Saneamento (URAEs).
“O novo decreto basicamente estabeleceu que os direitos de voto nas URAEs serão proporcionais à sua população, divididos entre a sociedade civil, o estado e os municípios. Considerando a relevância da cidade de São Paulo, ela e o estado teriam poder suficiente para aprovar a privatização da Sabesp. Enquanto isso, a cidade de SP confirmou sua adesão às URAEs”, disse.
E acrescentou que as URAEs são órgãos coletivos responsáveis por tomar decisões a respeito dos serviços de saneamento. “O governo havia previamente estabelecido 4 URAEs, com a mais relevante abrangendo todas as cidades atendidas pela Sabesp”.
A adesão do município de SP a esta URAE foi fundamental para o processo de privatização, pois:
- ele representa a maior parte da receita líquida da Sabesp e;
- incentiva outros municípios a quererem fazer parte da privatização da Sabesp.
“Todos nós sabemos da importância do timing na privatização da Sabesp. No próximo ano, o Brasil realizará eleições municipais, e é fundamental que a privatização seja concluída antes. A ideia é que os recursos obtidos com a privatização sejam recebidos pelos prefeitos desses municípios durante o processo eleitoral”, destacou.
BTG analisa a Sabesp (SBSP3)
O BTG elenca que com um cenário eleitoral ainda incerto e o risco de um candidato mais populista ganhar força na corrida para prefeito de São Paulo no próximo ano, confirmar a adesão da cidade de SP à URAE reduz possíveis ruídos políticos indesejados que poderiam surgir se essa decisão fosse adiada para mais perto da corrida eleitoral.
“A adesão foi um marco crucial na privatização da Sabesp. Agora, estamos aguardando mais detalhes sobre o modelo regulatório, o próprio acordo, negociações com os municípios e a aprovação necessária da assembleia legislativa estadual. Continuamos otimistas em relação à Sabesp, pois ainda vemos um potencial de valorização de 57% (com a Sabesp negociando em 1,1x EV/RAB) em um cenário de privatização”, frisou.
Bolsa
Por volta das 14h35 a ação SBSP3 estava cotada em R$ 58,98.

- VOCÊ LEU SOBRE A SABESP (SBSP3) E PODE INVESTIR NA COMPANHIA; SAIBA MAIS