A Boa Safra ($SOJA3) anunciou seu segundo programa de recompra de ações. A empresa pretende pagar o preço de mercado para adquirir até 2,3 milhões de ações ordinárias, o equivalente a 2,04% do total de ações emitidas e a 5,38% das ações hoje em circulação no mercado.
No pregão desta terça-feira (19), as ações fecharam cotadas a R$ 13,98. A companhia informou que reservou até R$ 96,7 milhões de seu caixa para as aquisições, que serão feitas no ambiente da B3 ($B3SA3). A Boa Safra impôs limite de um ano para a operação e prometeu divulgar datas mais detalhadas em breve.
Segundo a empresa, a decisão de reduzir o número de ações em circulação tem por objetivo “maximizar a geração de valor para os acionistas da companhia por meio de uma administração eficiente da estrutura de capital”. A Boa Safra informou que as ações adquiridas poderão ser mantidas em tesouraria e posteriormente canceladas ou usadas para pagamento de remuneração baseada em ações aos administradores.
Segundo a Boa Safra (SOJA3), os acionistas que não aderirem ao programa serão beneficiados com um retorno eventualmente maior em dividendos e/ou JCP (juros sobre capital próprio), já que haverá um número menor de ações que farão jus aos proventos, e também poderão ter sua participação aumentada no caso de cancelamento das ações mantidas em tesouraria.