SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
BB Seguridade supera expectativas no quarto trimestre, mas guidance fraco acende alerta

BB Seguridade supera expectativas no quarto trimestre, mas guidance fraco acende alerta

No período, a companhia registrou lucro líquido de R$ 2,3 bilhões, queda de 10,8% em relação ao trimestre anterior e alta de 5,1% na comparação anual

A BB Seguridade (BBSE3) divulgou os resultados do quarto trimestre de 2025, trazendo números ligeiramente acima das expectativas, mas com sinais de enfraquecimento das tendências operacionais e uma orientação para 2026 considerada abaixo do esperado pelo mercado.

No período, a companhia registrou lucro líquido de R$ 2,3 bilhões, queda de 10,8% em relação ao trimestre anterior e alta de 5,1% na comparação anual. O resultado ficou 2,5% acima da estimativa do Bradesco BBI e 0,5% superior ao consenso de mercado. O desempenho positivo frente às projeções foi sustentado, principalmente, por resultados financeiros mais fortes na holding, enquanto o lucro operacional veio em linha com o esperado.

Segundo a análise do Bradesco BBI, o maior lucro impulsionado pela Brasilseg acabou sendo parcialmente compensado por uma menor receita das corretoras e por despesas operacionais mais elevadas. Esse movimento limitou a melhora do resultado operacional consolidado, reforçando a leitura de um trimestre com dinâmica operacional menos favorável.

BB Seguridade: crescimento para previdência privada

Além dos números do trimestre, a BB Seguridade apresentou sua orientação para 2026. A empresa projeta crescimento das reservas de planos de previdência PGBL e VGBL entre 8% e 11%. Para a Brasilseg, a estimativa é de variação dos prêmios emitidos entre queda de 3% e alta de 2%. Já os resultados operacionais não financeiros devem apresentar retração entre 7% e 3% no próximo ano.

Na avaliação do Bradesco BBI, o guidance veio mais fraco do que o esperado, especialmente no aspecto operacional. Os analistas destacam que os prêmios emitidos apresentaram queda na base trimestral e acumularam contração de 8,8% em 2025, o que tende a pressionar o crescimento da receita líquida da Brasilseg nos próximos anos, apesar da leve superação das estimativas no trimestre.

Publicidade
Publicidade

Outro ponto de atenção é a Brasilprev, cujas contribuições líquidas permanecem em território negativo, sinalizando desafios adicionais para o segmento de previdência. Para o banco, a combinação de prêmios mais fracos e menor expansão dos resultados operacionais indica uma pressão adicional sobre o desempenho da companhia, com reflexos que podem se estender até 2027.

Diante desse cenário, a leitura é de que, embora o resultado do quarto trimestre tenha superado marginalmente as expectativas, as tendências operacionais e a perspectiva para 2026 devem ser recebidas de forma negativa pelo mercado, reforçando uma visão mais cautelosa em relação à evolução dos resultados da BB Seguridade no médio prazo.