João Luiz Fukunaga, presidente da Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, ou BB (BBAS3), foi afastado do cargo.
Trata-se de uma determinação da Justiça Federal do Distrito Federal, por parte do juiz substituto da 1ª Vara, Marcelo Gentil, e atende a uma ação popular impetrada pelo deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira (Novo).
O magistrado entendeu que os documentos apresentados por Fukunaga não comprovam a sua experiência para assumir o cargo.
Sindicalista, Fukunaga assumiu a presidência da Previ em fevereiro, após ter o seu nome aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Sindicato faz barulho
Tão logo o afastamento do executivo foi conformado, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região emitiu nota repudiando o fato.
No documento, destacou que “a decisão não se baseou em critérios técnicos e sim políticos e fere o Estado Democrático de Direito”.
Também disse que “a nomeação dele foi habilitada pelo órgão regulador, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e cumpre as exigências regulatórias exigidas para o exercício do cargo”.
O deputado
Em relação ao deputado Siqueira, ele está no primeiro mandato, é natural da Zona Leste de São Paulo e filho de uma professora.
Por conta de sua trajetória, diz que suas pautas são a melhorias na educação básica e no ambiente de negócios, além de reduzir privilégios de políticos.
Ele obteve 90 mil votos e tem passagem profissional no mercado financeiro.
- SAIBA MAIS SOBRE O BB (BBAS3) E INVISTA EM ATIVOS RELACIONADOS OU DE PROTEÇÃO