Home
Notícias
Ações
Ambev (ABEV3) refuta notícia sobre fraude fiscal em reposta à CVM

Ambev (ABEV3) refuta notícia sobre fraude fiscal em reposta à CVM

AAmbev (ABEV3) refutou notícia sobre fraude fiscal na cervejaria em reposta à Comissão de Valores Econômicos (CVM). Isso porque o “xerife” do mercado havia questionado a companhia, bem como a razão por conta das oscilações de suas ações. Desta forma, em comunicado ao mercado, a empresa destacou que as alegações contidas na matéria não possuem […]

AAmbev (ABEV3) refutou notícia sobre fraude fiscal na cervejaria em reposta à Comissão de Valores Econômicos (CVM).

Isso porque o “xerife” do mercado havia questionado a companhia, bem como a razão por conta das oscilações de suas ações.

Desta forma, em comunicado ao mercado, a empresa destacou que as alegações contidas na matéria não possuem qualquer fundamento.

Também disse que calcula seus créditos tributários com base na legislação aplicável, estando as demonstrações financeiras da companhia de acordo com as regras jurídicas e contábeis, inclusive no que diz respeito às informações sobre o contencioso tributário da empresa.

Imagem mostra copos de cerveja.

Ambev (ABEV3): Revista Veja

Acontece que uma publicação da Revista Veja, do dia 1 de fevereiro de 2023, colocou a cervejaria no centro de um furacão.

Publicidade
Publicidade

Informações da Coluna Radar dão conta de que a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que representa produtores menores do que a Ambev (ABEV3), acusa a cervejaria de inconsistências nas demonstrações financeiras na ordem de R$ 30 bilhões.

Também traz que um estudo da CervBrasil, realizado pela consultoria AC Lacerda, aponta que há divergências na natureza das inconsistências contábeis.

Se no caso Americanas (AMER3), o problema contábil foi em relação às dívidas com os bancos, na Ambev, seria com impostos federais, estaduais e municipais. A relação entre as duas empresas se dá porque ambas têm os mesmos acionistas controladores, sendo o trio da 3G: Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

A revista elencou, ainda, que o diretor-geral da CervBrasil, Paulo Petroni, declarou que a fabricante de cervejas está inflacionando os preços de componentes da produção, que podem ser isentos de impostos. Este movimento permite gerar mais créditos tributários na Zona Franca de Manaus do que deveria.

Ibovespa

A ação ABEV3 encerrou o dia 1 de janeiro de 2023 cotada em R$ 13,80.