Home
Notícias
Ações
Ações da JBS despencam 10% em 5 dias: o que aconteceu?

Ações da JBS despencam 10% em 5 dias: o que aconteceu?

Parasita mata gado em 7 a 14 dias e é difícil de detectar; erradicação pela Técnica do Inseto Estéril levou 9 anos nos EUA na década de 1960

Um parasita capaz de matar gado em menos de duas semanas foi detectado a apenas 40 quilômetros da fronteira do Texas com o México, e um caso suspeito dentro do estado foi registrado em 3 de junho.

A ameaça do New World Screwworm (NWS) derrubou as ações de JBS (JBSS32) e Tyson (TSNF34) e acendeu o alerta para o setor frigorífico americano. A análise é dos analistas Thiago Duarte e Guilherme Guttilla, do BTG Pactual.

As BDRs da JBS têm queda de 10,3% nos últimos 5 dias.

Parasita ameaça o rebanho do Texas e eleva pressão sobre margens

“O desenvolvimento é negativo para JBS e Tyson, pois aumenta a possibilidade de um rebanho ainda mais apertado nos EUA, pressionando margens em um segmento que já atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história”, afirmam Duarte e Guttilla.

Publicidade
Publicidade

O Texas responde por 17% do abate total de bovinos dos EUA nos últimos 12 meses. A planta da JBS em Cactus, Texas, representa cerca de 15% de sua capacidade de abate no país. A Tyson tem exposição semelhante, ainda que já tenha convertido sua unidade texana para turno único no início do ano.

O NWS pode matar gado não tratado em 7 a 14 dias e é difícil de detectar nos primeiros 1 a 3 dias de infestação. O tratamento exige quarentena individual e remoção manual de larvas. A única técnica de erradicação comprovada — a Técnica do Inseto Estéril — levou nove anos para eliminar a doença nos EUA nos anos 1960.

Reabertura da fronteira com o México pode aliviar o curto prazo

“Se o caso for confirmado nos EUA, o argumento para manter suspensas as importações de gado do México perde força — o gado mexicano é inspecionado na fronteira, e a reabertura poderia adicionar 1,5 milhão de cabeças ao país, mais do que suficiente para mitigar o impacto de uma possível infestação no Texas”, avaliam os analistas.

Esse efeito pode explicar por que os preços do gado nos EUA caíram logo após a notícia do parasita.

BTG mantém compra para JBS, mas não vê o setor como atrativo

“Embora isso possa representar uma luz no fim do túnel no curto prazo, não resolve o problema de margens no médio prazo — o ambiente de rentabilidade pressionada deve persistir por pelo menos mais alguns anos nos EUA”, alertam Duarte e Guttilla.

“Nossa única recomendação de compra no setor é JBS, por oferecer o melhor valuation frente aos pares — mas não vemos isso como uma aposta forte de geração de alpha, dado que a pressão de margens em seus principais ciclos deve pesar no desempenho das ações”, concluem os analistas.

O BTG tem recomendação neutra para MBRF (MBRF3) e venda para Tyson.