Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Ações da Ambipar desabam mais de 60%

Ações da Ambipar desabam mais de 60%

As ações da Ambipar (AMBP3) registraram a pior performance da B3 ($B3SA3) nesta quinta-feira (2), despencando 64,43%, cotadas a R$ 2,54. A queda reflete a crescente desconfiança do mercado em relação à saúde financeira da companhia de gestão ambiental.

De acordo com o Broadcast, parte dos credores estaria em busca do caixa da empresa, em meio a sinais de que a situação pode ser mais grave do que a divulgada. Uma fonte ouvida pelo serviço de notícias afirmou que apenas US$ 80 milhões teriam sido encontrados, valor considerado insuficiente para cobrir compromissos de curto prazo.

A companhia alega dificuldades de caixa para honrar compromissos, mas, ao mesmo tempo, mantém discurso otimista em seus comunicados ao mercado, o que aumenta as incertezas sobre sua real capacidade de pagamento, de acordo com a publicação.

Ações da Ambipar já haviam caído de forma intensa

No fim de setembro, a empresa chegou a ajuizar uma ação de tutela cautelar em caráter antecedente. Segundo comunicado, os pedidos liminares foram integralmente concedidos pela Justiça. Naquela ocasião, os papéis já haviam caído mais de 10%.

A medida foi adotada após uma operação recente com derivativos relacionados a Green Bonds emitidos pelo Grupo Ambipar ter gerado impactos financeiros negativos, em função da variação na cotação e negociação dos títulos.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Ambipar, a tutela cautelar tem como objetivo assegurar a continuidade de suas atividades, proteger os ativos da companhia e permitir a negociação de uma alternativa viável para equacionar compromissos financeiros. A empresa reforçou ainda que mantém diálogo com credores e busca uma solução que preserve os interesses de investidores.

Crise de confiança

De acordo com o analista Felipe Paletta, da EQI Research, a forte desvalorização das ações da Ambipar nos últimos pregões está diretamente ligada à perda de confiança do mercado após movimentos recentes envolvendo a companhia.

Segundo Paletta, um dos principais gatilhos foi a chamada de garantia feita pelo Deutsche Bank, em um acordo que teria sido firmado entre o diretor financeiro da Ambipar e o banco de investimentos. Esse episódio, afirma o analista, comprometeu a disponibilidade de caixa da empresa e inviabilizou a capacidade de pagamento de dívidas de curto prazo, em contraste com os números oficiais apresentados em balanços anteriores, que indicavam posição de caixa mais robusta.

O analista destacou ainda que o mercado especula que a empresa tenha hoje um montante de dívidas vincendas em até um ano em patamar semelhante ao caixa disponível, cenário que amplia a desconfiança sobre a saúde financeira da companhia.

“Essa discussão e a falta de clareza sobre os próximos passos — se a empresa conseguirá se reestruturar ou se pode até entrar em recuperação judicial — estão pressionando fortemente as ações para baixo”, concluiu Paletta.