Você já ouviu falar da regra do 72? Se a resposta for não, esse artigo, vai te ensinar tudo o que precisa saber para usar essa fórmula.
Para utilizar a regra do 72 não precisa ser fera em matemática. Mas, poucos investidores conhecem essa fórmula simples, usada para descobrir em quanto tempo o patrimônio investido irá dobrar de valor.
Usando a Regra do 72
Muitas pessoas sonham com a liberdade financeira. Então, ter uma fórmula que facilite saber o tempo necessário para multiplicar o capital por 2, é bem interessante.
Como foi dito anteriormente o modelo é de fácil aplicabilidade. Isso acontece porque basta dividir o número 72 pela taxa dos seus rendimentos, confira abaixo:
Por exemplo, se o investidor aplica todo capital em Tesouro Selic, recebe algo em torno de 5% ao ano, para descobrir quanto demora para dobrar o investimento, basta dividir 72 por 5, que resulta em 14,4 anos.
Esse modelo simplificado é derivado de funções complexas, que envolve o registro natural de números. Ou seja, a fórmula é aplicada ao crescimento exponencial gerado pelo juros compostos com base na taxa de retorno.
Outras aplicações
A regra pode ser usada para outros fins, além dos investimentos. O método é capaz de auxilar em cálculos econômicos, despesas, empréstimos, entre outros. Isso, permite aos investidores planejarem melhor as finanças e os investimentos.
Exemplo disso, se um fundo de previdência cobra taxa de administração de 2% ao ano, o dinheiro aplicado será reduzido pela metade em 36 anos (72/2).
Ou, o Brasil cresceu em média 1% ao ano, dividindo 72/1, o país levará 72 anos para dobrar o PIB.
Também, pode ser usado para projetar a desvalorização do dinheiro, se a inflação projetada é 4% ao ano, 72/4, em 18 anos seu dinheiro será reduzido pela metade.
Agora que você aprendeu com usar a regra do 72 e suas aplicações, será capaz de realizar seu planejamento financeiro de maneira mais assertiva.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.