O Ministério de Minas e Energia informou, nesta terça-feira (9), que as paradas das plataformas de petróleo no campo de Búzios, e de outra em Tupi, derrubaram a produção de petróleo.
Segundo a pasta comandada por Bento Albuquerque, a diminuição nas plataformas P-74, FPSO Cidade de Maricá, no campo de Tupi, e a já citada do Campo de Búzios, ambas integrantes da Bacia de Santos, fizeram os níveis de petróleo e gás natural caírem 1,71% e 3,94%, respectivamente.
O Boletim de Monitoramento Semanal do Covid-19 do Ministério, apresentado ontem, confirmou uma queda também nas refinarias da Petrobras (PETR4).
Os números indicaram que, ao término da última semana, a média de refino caiu para 77,7%, contrapondo o que ocorreu nas semanas prévias, em que chegou a ultrapassar 80% da produção.
Vendas do diesel subiram
O levantamento divulgado em relação às vendas de combustíveis nos dois primeiros meses de 2021 apontaram queda da maioria dos derivados do petróleo no comparativo com o ano passado.
Segundo o relatório, puxando a fila estão as vendas de querosene de aviação, com retração de 42,3%, o que vem ocorrendo desde o início da pandemia, devido à redução das viagens.
A gasolina, que vem acumulando aumentos desde o início do ano, apresentou queda de vendas de 5,4%, enquanto as vendas de gás de cozinha (GLP 13 kg), que também tem ficado mais caro, recuaram 0,9%.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o diesel registrou aumento de 1,4% nas vendas. O etanol também registrou alta, de 5,2%, enquanto o GLP industrial teve um impulso de 8,9% no período.