O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, surpreendeu na terça-feira, 3, ao anunciar antes do esperado um corte de 0,5 ponto nas taxas de juros. Ainda assim, o mercado espera por mais. É o que aponta reportagem da CNBC desta quarta-feira, 4.
“Diante dos riscos e em apoio à busca das metas de máximo emprego e estabilidade de preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu hoje reduzir a faixa dos fed funds”, disse em nota o Fed. “O Comitê monitora de perto os acontecimentos e suas implicações para a perspectiva econômica. E usará todos os instrumentos para agir apropriadamente para apoiar a economia”. A decisão de corte foi unânime, ressalta o informe.
Logo após o comunicado do Fed, as bolsas de Wall Street caíram e imediatamente começou uma especulação do que viria a seguir. O que o mercado espera são mais cortes. E com data certa: na próxima reunião do Fed, que acontece dias 17 e 18.
Fed: bancos apostam em mais 0,5 ponto de corte
O corte extraordinário de 0,5 foi encarado apenas como o primeiro de vários esforços que deverão ser feitos para conter a ameaça que o coronavírus representa para o crescimento global e os mercados financeiros.
De acordo com a reportagem da CNBC, o Citigroup aguarda outro corte de pelo menos 0,25 ponto na próxima reunião de março e mais 0,25 em abril. Ou, então, 0,5 de uma só vez, como o feito de ontem.
O Bank of America prevê 0,25 em março ainda e outra redução de 0,5 em abril.
“Cortes adicionais podem ser mais controversos, já que alguns membros do comitê vão querer esperar para ver como o primeiro corte repercutiu na economia”, afirmou o economista do Citigroup, Andrew Hollenhorst, em nota.