O pensamento de que investir é apenas para quem é rico já não faz mais parte da população brasileira que está adotando o hábito de investir. Mesmo quem tem menos dinheiro pode obter a longo prazo uma boa renda.
Mas para isso é necessário escolher bons investimentos e tentar fugir de muitas taxas e tributações que neste caso podem acabar colocando em risco o seu lucro. E mais, não acreditar em promessa milagrosa de dinheiro rápido!
Investir em renda variável, como por exemplo, em ações na Bolsa de Valores tem aumentado no Brasil. Segundo dados da B3 (antiga Bovespa) 1,4 milhão de brasileiros tinham ações em setembro. A expectativa é que este número vá aumentado justamente porque outras opções de investimento estão com pouco retorno devido à queda na taxa básica de juros.
Por que investir?
Mas antes disso é necessário quitar qualquer dívida, como também fazer uma organização no planejamento financeiro.
É importante definir metas e os objetivos a serem traçados. Sem meta dificilmente vai se conseguir manter a vontade de investir em longo prazo.
A meta pode ser comprar um carro, realizar uma viagem ou planejar a sua aposentadora. O objetivo é traçar como isso deve ser feito e quanto se precisa investir.
Há planilhas grátis na internet na qual você pode anotar os seus gastos e também as suas metas. Mas é importante também que o valor da palavra dinheiro não lhe perturbe. Por que digo isso? Infelizmente muitas pessoas não se organizam pra poupar porque pensam apenas no hoje e atrelam o significado do dinheiro com questões ruins.
O valor do dinheiro está na importância que você dá ela. Você pode levar uma vida tranquila, prosperar, ajudar quem ama, ter uma boa economia e reserva de emergência e viver feliz, sabendo administrar o dinheiro.
Em muitos caso, é preciso resinificar a palavra dinheiro, e uma terapia pode ajudar.
Pouco dinheiro para investir
Com pouco dinheiro pode-se investir sim! Um exemplo é o Tesouro Direto. A partir de R$ 30,00 já se pode começar a investir. O Tesouro Direto está se tornando um investimento cada vez mais popular. Acompanhe o passo a passo.
Como investir no Tesouro Direto?
1.Abra conta em uma corretora de valores
Para investir no Tesouro Direto é preciso abrir uma conta na corretora de valores. A lista com as corretas está aqui.
Os Títulos do Tesouro estão divididos em 3 grandes grupos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA.
2.Solicite acesso ao Tesouro Direto
Faça o cadastro aqui.
3.Faça a transferência de valores
Através da corretora de valores, transfira o valor de forma contínua.
E no Tesouro Direto há títulos de curto, médio e longo prazo. Você poderá adquirir títulos públicos prefixados e pós-fixados. Confira a tributações do Imposto de Renda
- 22,5%para aplicações com prazo de até 180 dias;
- 20%para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
- 17,5%para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
- 15%para aplicações com prazo acima de 720 dia.
Para saber mais sobre investir em ações leia aqui.
Consistência na hora de investir
Um dos maiores erros na hora de investir é não manter a constância para a longo prazo ver os resultados. Especialistas garantem que é necessário organização para que mensalmente seja feito um investimento ou um valor maior anualmente. A consistência de investir sempre é fundamental para bons rendimentos.
Assim como a consistência, lembre-se dos juros compostos. É eles que vão deixá-lo rico.
O mais importante quando é investimento a longo prazo é a constância. É preciso o comprometimento com o investimento, sem pensar em um resultado imediato e com resultados incríveis.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.