Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Câmara poderá ter CPI dos combustíveis para investigar tributações

Câmara poderá ter CPI dos combustíveis para investigar tributações

Após a polêmica dos últimos dias sobre os tributos cobrados sobre os combustíveis no Brasil, a Câmara dos Deputado poderá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo, segundo o deputado federal José Nelto (Podemos-GO), é investigar as alterações no preço dos combustíveis. Com isso, ele quer verificar se existe excesso de tributação na composição do preço da gasolina e outros combustíveis.

José Nelto vai apresentar um requerimento solicitando a criação da CPI. Segundo ele, o intuito é investigar primeiro os impostos do governo federal (PIS/Cofins e Cide). Depois, o imposto dos governos estaduais, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Posteriormente, queremos investigação sobre os preços cometidos no transporte do combustível pelas distribuidoras, do preço nos postos de combustíveis e também do refino do petróleo. Vamos fiscalizar toda a cadeia produtiva”, disse o deputado ao site Congresso em Foco.

“É o momento da CPI apurar. O Congresso Nacional tem a responsabilidade de fazer essa comissão ou passará como um Congresso relapso, que não está preocupado com o povo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro jogou essa matéria para a opinião pública, e compete ao Congresso Nacional defender a sociedade, que vem sendo espoliada por toda essa cadeia produtiva”, disse Nelto.

Segundo a Receita Federal, a União arrecadou R$ 24,6 bilhões com PIS/Cofins cobrados sobre combustíveis em 2019. Com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), foram R$ 2,7 bilhões.

Na semana passada o presidente Jair Bolsonaro desafiou os governadores a zerarem o ICMS. Caso os gestores estaduais aceitassem a proposta, Bolsonaro faria o mesmo com os impostos federais. O ICMS equivale, em média, a 29% do preço da gasolina e 15% do preço do diesel. Os impostos federais representam 15% e 8%.