Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirma que o BCE precisa estar na liderança em relação aos criptoativos. Assim, à luz de sua declaração, além do lançamento iminente do digital yuan do governo da China, o BCE vai se tornar o próximo banco central a emitir uma moeda digital?
Em sua primeira reunião política como presidente do BCE, Christine Lagarde afirmou que o BCE “precisa estar na liderança” no desenvolvimento em relação às stablecoins já que “claramente, existe uma clara demanda a qual precisamos atender”.
Apesar de ela não ter se aprofundado na questão, é evidente que Lagarde (que há tempos considera criptoativos algo a se prestar atenção), está receptiva aos sistemas de pagamento alimentados por blockchain.
China vai ser a primeira grande economia a lançar uma CBDC
Apesar de não haver uma data oficial, o lançamento de um yuan digital alimentado por blockchain é iminente se os rumores forem verdadeiros. Assim o yuan digital poderia ser o ataque antecipado contra a Libra e outras criptomoedas globais parecidas que ameaçariam sua gestão monetária soberana.
Além disso, uma criptomoeda emitida pelo banco central facilitaria mais vigilância monetária e ajudaria a impulsionar a presença global do yuan.