Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Banco Central Europeu quer emitir sua criptomoeda

Banco Central Europeu quer emitir sua criptomoeda

Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirma que o BCE precisa estar na liderança em relação aos criptoativos. Assim, à luz de sua declaração, além do lançamento iminente do digital yuan do governo da China, o BCE vai se tornar o próximo banco central a emitir uma moeda digital?

Em sua primeira reunião política como presidente do BCE, Christine Lagarde afirmou que o BCE “precisa estar na liderança” no desenvolvimento em relação às stablecoins já que “claramente, existe uma clara demanda a qual precisamos atender”.

Apesar de ela não ter se aprofundado na questão, é evidente que Lagarde (que há tempos considera criptoativos algo a se prestar atenção), está receptiva aos sistemas de pagamento alimentados por blockchain.

China vai ser a primeira grande economia a lançar uma CBDC

Apesar de não haver uma data oficial, o lançamento de um yuan digital alimentado por blockchain é iminente se os rumores forem verdadeiros. Assim o yuan digital poderia ser o ataque antecipado contra a Libra e outras criptomoedas globais parecidas que ameaçariam sua gestão monetária soberana.

Além disso, uma criptomoeda emitida pelo banco central facilitaria mais vigilância monetária e ajudaria a impulsionar a presença global do yuan.