Estudo feito pela Economatica aponta a evolução do dividend yield ponderado pelos papéis que fazem parte do Ibovespa entre 2011 e 2021. Nesta década, as cinco melhores pagadoras de dividend yield foram Unipar (UNIP6), Taesa (TAEE11), Romi (ROMI3), Copel (CPLE6) e Vale (VALE3).
Na sequência vêm Copasa (CSMG3), Trans Paulistana (TRPL4), Bradespar (BRAP4), Copel (CPLE3) e Unipar (UNIP3).
Da lista de 25 empresas, 19 pagaram proventos acima de 10% nos últimos 10 anos.
A amostra considera ações com volume médio diário superior a R$ 10 milhões/dia em um mês.
Nove ações são do setor de energia elétrica, três de incorporadoras, com duas ações temos os setores de minerais metálicos e químicos diversos e outros nove setores com uma ação.
Confira abaixo a lista com as 25 maiores pagadoras de proventos da década, somando dividendos com JCP (Juros sobre Capital Próprio).
Dividend Yield do Ibovespa
O relatório feito pela equipe da Economatica apresenta a evolução do dividend yield ponderado pelos papéis que fazem parte do Ibovespa entre 2011 e 2021 de três maneiras diferentes: dividend yield ponderado por índice historicamente (com dividendos e JCPs), dividend yield ponderado por índice historicamente (somente com dividendos) e dividend yield ponderado por índice historicamente (somente com JCPs).
A base de dados da Economatica tem todas as séries históricas dos índices da B3, o que possibilita a realização de qualquer cálculo com indicadores disponíveis na plataforma ponderados pelas participações.
No gráfico abaixo a Economatica mostrou a evolução do dividend yield do Ibovespa ponderado pelos seus papéis em cada data da amostra.
No dia 28 de junho de 2021 em 12 meses o dividend yield total ponderado do Ibovespa é de 3,86%, que é o segundo maior valor da amostra, perdendo somente para o ano de 2012 quando registramos 3,91%. Já o valor do dividend yield de 2021 somente com dividendos é o maior da amostra.
O dividend yield em 2021 com JCP´s é o segundo menor da amostra.