Você sabia que, ao contratar um plano complementar de aposentadoria, pode escolher entre diferentes tipos de renda na previdência? Em outras palavras, você pode decidir como receberá o montante aplicado ao final de suas contribuições.
É muito importante você pensar nisso, principalmente se tiver cônjuge e/ou dependentes. A seguir, conheça os principais tipos de renda na previdência ofertados pelo mercado.
Principais tipos de renda na previdência
São seis os tipos de renda na previdência mais usuais no mercado:
Renda mensal vitalícia
A partir da data da concessão do benefício, o contratante recebe uma renda mensal até o seu falecimento. No caso de óbito do participante, a seguradora fica com todo o saldo remanescente da aplicação.
Renda mensal temporária
Nessa modalidade, o contratante determina um período pelo qual deseja receber a renda contratada. Dessa forma, os pagamentos cessam quando esse prazo chegar ou com o falecimento do detentor do plano (o que ocorrer primeiro).
Renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido
Nesse caso, o participante recebe uma renda mensal até o seu falecimento, com prazo mínimo garantido. Ou seja, se ele falecer antes do tempo acordado para o término do recebimento, os seus beneficiários passarão a receber a renda.
Se, dentro do prazo de recebimento, um dos beneficiários vier a falecer também, o percentual que ele recebia será rateado entre os demais beneficiários. Por sua vez, esses beneficiários continuarão recebendo até o término do prazo contratado.
O pagamento aos beneficiários só cessará ao alcançar o prazo mínimo que foi garantido em contrato.
Renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge com continuidade aos menores
Se o participante vier a falecer, a totalidade da renda – ou um percentual dela – continuará a ser recebida pelo seu cônjuge ou companheiro(a). Na ausência do cônjuge, são os menores de 18 anos indicados que passam a receber o benefício. Por fim, o recebimento do benefício irá durar até que completem a maioridade estabelecida no regulamento do fundo, que pode ser 18, 21 ou 24 anos.
Renda mensal vitalícia com reversão para beneficiário indicado
Esse tipo de renda é paga ao beneficiário desde que se aposenta até o fim da vida. Quando ocorre o falecimento, a renda que o beneficiário recebia – ou parte dela – é revertida aos beneficiários indicados, que a receberão de forma vitalícia.
No entanto, se o beneficiário falecer antes do participante, o beneficio deixará de contar com a reversibilidade. Além disso, também não haverá compensações dos valores pagos a título de reversão.
Por fim, se o beneficiário falecer depois de já ter começado a receber a renda, o benefício será extinto.
Renda mensal por prazo certo
Nesse tipo de renda, o participante determina um prazo para o recebimento na proposta de inscrição. Por sua vez, esse prazo começa a ser contado a partir da data de concessão do benefício.
Essa renda só deixará de ser paga quando o prezo contratado terminar. Se o participante vier a falecer durante o período de pagamento da renda, quem a receberá serão os beneficiários indicados. Nesse caso, os recebimentos serão proporcionais ao rateio estabelecido, e irão durar até o fim do período determinado.
Caso algum dos beneficiários também venha a falecer, a sua parte será recebida pelos sucessores legítimos do participante, de acordo com a legislação vigente.
O que mais analisar para escolher um plano de previdência?
Além da forma de recebimento da renda, outro aspecto muito importante é o tipo de tributação dos planos. Nesse sentido, a tabela do Imposto de Renda pode ser progressiva ou regressiva. Dependendo de como o contribuinte faz a declaração do IR e do prazo que deseja resgatar os recursos, uma ou outra deverá ser utilizada.
- Leia também: Como funciona a tributação na previdência privada?
Mas uma coisa é certa: a melhor forma de escolher o plano de previdência mais adequado às suas necessidades é contar com o auxílio de uma assessoria em previdência privada. Nesse sentido, a EQI Investimentos tem um time de especialistas em previdência, que atua em conjunto com a assessoria de investimentos.
Segundo Allan Teixeira, head de previdência da EQI, esse é um dos principais diferenciais da corretora. “Nossos especialistas terão um olhar único sobre a carteira de investimentos e a previdência. Dessa forma, conseguimos determinar a melhor estratégia, bem como o momento de realizar algum ajuste, se necessário”, diz o gestor.
Após identificar as necessidades do cliente e traçar a estratégia, o especialista passa o acompanhamento da carteira para a assessoria de investimentos. Nesse sentido, Teixeira explica que a corretora é bastante segmentada. Ou seja, o time é composto por profissionais especializados em áreas bem específicas.
- Quer saber mais sobre tipo de renda na previdência? Então, preencha este formulário para a EQI Investimentos entrar em contato com você!