O resumo da semana destaca a troca de comando na Petrobras, a oferta de ações da Eletrobras e o IPCA-15, prévia da inflação, que reforçou a expectativa de Selic alta por ainda um tempo – o mercado projeta duas altas de 0,5 ponto porcentual.
Nos EUA, o PIB fraco do 1TRI22 reforça a tese de alta de 0,5 p.p. dos juros na reunião do Fomc de junho. O Fed, banco central americano, tenta equilibrar o controle da inflação sem impactar demais o crescimento econômico.
Confira o que foi destaque no resumo da semana.
Resumo da semana no Brasil
IPCA-15 desacelera, mas vem acima das projeções
Prévia da inflação, o IPCA-15 desacelerou para 0,59% em maio e ficou 1,14 ponto percentual abaixo da taxa de abril (1,73%), com recuo do preço da energia graças à alteração da bandeira tarifária para verde.
Ainda assim, é a maior leitura para o mês desde 2016 (0,86%). A projeção era por 0,45%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,93%. O acumulado dos últimos 12 meses é de 12,20%. E a alta de preços segue generalizada.
Para o mercado, o IPCA-15 é indicativo de que a alta da Selic ainda deve permanecer por um tempo – com mais uma alta de 0,5% esperada para junho e, possivelmente, outra similar em agosto.

IPCA-15. Fonte: BTG
EQI Asset revisa expectativa de inflação
A EQI Asset reviu suas projeções para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano. O motivo foi a divulgação do IPCA-15, que é uma prévia do índice oficial. Este desacelerou, em maio, para 0,59%.
“Revisamos nossas projeções de inflação para o Brasil na trajetória mensal dos próximos três a quatro meses. Isto influenciou nosso numero fechado para o ano. Estávamos inicialmente com projeção de 7,4% de IPCA para 2022 e agora subimos para 7,9%. O IPCA-15 que saiu essa semana trouxe algumas surpresas importantes do lado da parte de inflação de preços industriais e de serviços, mostrando uma resistência maior do que a gente imaginava. Então a desaceleração esperada, deve ser postergada e ficar para o segundo semestre. De qualquer maneira, esses números apontam uma trajetória um pouco melhor para a inflação no segundo semestre, e a gente mantém a nossa projeção de IPCA para o ano que vem, em 2023, em 4,6%”, comentou Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.

Projeções EQI Asset
Troca na Petrobras
Pouco mais de um mês após assumir a presidência da Petrobras (PETR3; PETR4), José Mauro Ferreira Coelho deixa a presidência da companhia.
A saída dele foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na noite de segunda-feira (23). Em seu lugar, a petroleira passará a ser comandada por Caio Mário Paes de Andrade.
Esta é a terceira mudança no comando da empresa. Ferreira Coelho sucedeu o general Joaquim Luna e Silva, que ficou pouco mais de um ano no cargo. Este, por sua vez, substituiu Roberto Castello Branco, que havia sido indicado ainda no governo do ex-presidente Michel Temer.
O Conselho de Administração da empresa definiu que a indicação do novo presidente passará por processo de governança interna, que prevê a indicação pela União de sete novos membros para o Conselho e o enquadramento dos nomes indicados nos requisitos legais para que possam assumir as funções.
Com isso, o processo de troca na presidência deve levar, pelo menos, 30 dias, a partir da indicação dos nomes do Conselho – tempo necessário entre convocação e realização da AGU.
Teto do ICMS
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que limita em 17% a cobrança de ICMS sobre combustíveis e energia elétrica.
O ICMS é um imposto estadual e uma das principais fontes de arrecadação dos estados. Para esses, o texto estabelece um regime de compensação, pela União, a quem precisar refinanciar dívidas e aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O texto segue para o Senado.
Lançada oferta de ações da Eletrobras
A Eletrobras (ELET3, ELET6) fez o lançamento de sua oferta de ações, com o registro na CVM e na SEC americana. A precificação da oferta deve ocorrer dia 9 de junho.
Doria fora da corrida presidencial
Quanto à corrida presidencial, o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou oficialmente que está fora da disputa. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve ser confirmada como candidata da terceira via.
Democratizando o venture capital
Normalmente associado a altíssimos valores, o venture capital tem se democratizado no Brasil por meio de fundos de investimentos.
Um exemplo é o fundo de fundos (Fof) de venture capital, lançado recentemente pela EQI Asset em parceria com a PIPO Capital – PIPO Capital I.
Sobre isso, teve live esta semana, que você confere, clicando aqui.
Confira também:
- Como vender ativos no mercado secundário de renda fixa? Descubra
- Correlação de ativos: o que é e qual a importância para os investimentos?
- Ação da Magalu em baixa, é hora de comprar? Descubra agora!
Resumo da semana no exterior
Ata do Fomc
A ata do Fomc, comitê de política monetária do Fed, confirmou a percepção do mercado de que duas altas de 0,5% podem ser aguardadas para as próximas reuniões.
Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, a ata não trouxe grandes novidades e foi recebida com naturalidade pelo mercado financeiro.
“A sinalização é clara, de que eles devem continuar subindo os juros nas próximas reuniões, próximo do que eles consideram neutro, entre 2,5% e 3% de taxa nominal. A ata reforça essa dinâmica de continuidade no aumento até o final do ano”, explica.

Projeção de juros EUA. Fonte: BTG
PIB americano vem fraco
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) caiu 1,5% no 1º trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados vieram piores do que a primeira leitura, que foi de recuo de 1,4%.
Com isso, cai a expectativa de altas mais agressivas de juros por parte do Federal Reserve, que precisa equilibrar os riscos de inflação e recessão, ou seja, controlar a alta de preços, sem, no entanto, comprometer demais o crescimento da economia.
O mercado reagiu bem ao resultado do PIB e precifica duas altas de 0,5% nas próximas reuniões do Fomc, comitê de política monetária do Fed – assim como sinalizou a ata da última reunião.

PIB EUA. Fonte: BEA
PCE em linha com a projeção
O Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE) teve alta de 0,2% em abril, dentro da expectativa do mercado.
Sobre o indicador acumulado nos últimos 12 meses, ele foi de 6,3%, um pouco acima da projeção, que era de 6,2%.
- Gostou do resumo da semana? Quer saber como investir corretamente? Então, preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato!