Com um dividend yield anual de 8,98% e um lucro recorde de R$ 31,8 bilhões em 2022, as ações do Brasil do Brasil (BBAS3) são uma das mais queridinhas do setor bancário no momento.
E essa pode ser a oportunidade de aproveitar a trajetória altista do banco estatal. Em 2023, enquanto o Ibovespa sobe menos de 10%, as ações do BB subiram quase 50%.


Apesar disso, muitos investidores ainda têm receio de investir no mercado acionário. Afinal de contas, o Brasil ainda vive um período de incertezas com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa três meses, e o cenário internacional está pessimista para a renda variável, com juros altos e inflação recorde nos Estados Unidos (EUA) e Europa.
Sem contar os riscos de interferência política no Banco do Brasil, que podem influenciar de forma negativa o desempenho do ativo.
Contudo, há uma estratégia no mercado financeiro com a qual você consegue se beneficiar dos lucros e da valorização da renda variável e ainda ter uma proteção total do valor investido em caso de desvalorização da ação.
Essa estratégia é conhecida como Smart Hedge. Para entender mais como a estrutura funciona, conheça o Smart Hedge BB.
- Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
O que é o Smart Hedge?
A estratégia de alocação Smart Hedge tem como objetivo reduzir o risco durante períodos de volatilidade, sem abrir mão das oportunidades de valorização do mercado de renda variável.
Ao utilizar essa estratégia, o investidor pode evitar grandes perdas e ainda obter ganhos em momentos de alta. Trata-se de uma operação casada, que permite ao investidor definir tanto o lucro quanto o prejuízo máximo da aplicação.
O processo consiste em adquirir ações com a segurança de que, em um cenário de queda, será possível vendê-las por um valor equivalente ao pago no início da operação.
Em situações de alta, o investidor participa até um determinado limite, conhecido como barreira. Caso o valor das ações ultrapasse esse limite durante a operação, o ganho máximo será travado em um nível inferior, garantindo a proteção contra possíveis quedas bruscas no mercado.
Como funciona o Smart Hedge na prática
Suponha que uma operação com duração de 1 ano seja estabelecida com uma barreira de 40,01% e um ganho máximo de 14%. Nesse caso, o investidor pode obter lucro com a valorização da ação em até 40%.
Se as ações se valorizarem 30% e não ultrapassarem a barreira em nenhum momento durante o período, o investidor assegura essa rentabilidade.
Em contrapartida, se o preço das ações ultrapassar o limite de 40%, o ganho máximo fica limitado a 14%, aproximando-se do retorno da renda fixa.
Como ela é estruturada?
A operação Smart Hedge consiste em três elementos simultâneos: ação negociada, venda de uma opção de compra (com o lançamento de uma call) com uma condição de existência (a barreira) e a compra de uma opção de venda (put).
Dessa forma, ela permite que se estabeleça o lucro e perda máximos até a data de vencimento.
Como esses três componentes são utilizados na mesma proporção, a operação oferece uma proteção ao investidor, limitando tanto as perdas quanto os ganhos.
Por que investir no Banco do Brasil?
O BTG Pactual tem recomendação de compra para as ações do Banco do Brasil. “Reiteramos nossa compra após o resultado do primeiro trimestre de 2023. Conforme sinalizado várias vezes em relatórios anteriores, nossa visão mais otimista sobre as ações do BB tem muito a ver com um valuation barato e o que acreditamos ser um balanço patrimonial muito bom, juntamente com forte momento operacional”, diz o banco.
“O BBAS3 negociou com um valuation barato por muito tempo (por anos, foi sem dúvida uma “armadilha de valor”). Mas, tendo coberto o banco por cerca de 15 anos, não nos lembramos de ter visto o Banco negociando com um P/L tão baixo em relação aos pares, apesar da excelente visibilidade dos ganhos”, complementa.
“Embora o desempenho da ação em 2022 e no acumulado do ano nos deixe um pouco menos otimistas sobre o desempenho superior do BB em relação aos pares, acreditamos que os múltiplos de valuation precificam uma forte deterioração do ROE. Também não vemos o ROE atual de 21% como recorrente. Mas quanto mais tempo ele fica próximo a esses patamares, fica difícil ficar “contra” a ação”, finaliza.
Conheça o Smart Hedge BB
O Smart Hedge BB possui ganho máximo na alta de 30,99%, em que o capital está totalmente protegido contra o risco, ou seja, qualquer valorização até o teto de 30,99% volta para o bolso do investidor.
Caso atinja 31% de alta passa a qualquer momento nos 12 meses, o ganho é limitado em 10% até o vencimento. Por exemplo, se o ativo ultrapassar a marca dos 30% durante o período contratado, o investidor terá um ganho limitado de 10% sobre o valor aplicado.
Por outro lado, o investidor está 100% protegido na queda do preço de fechamento do dia da entrada da operação.
Em resumo, a estratégia de Smart hedge BB oferece oportunidades limitadas de crescimento na alta, fornecendo proteção contra perdas na queda.
Essa abordagem é uma maneira de o investidor se proteger contra o risco de mercado, garantindo que seu investimento esteja protegido contra quedas significativas do preço da ação. No entanto, o potencial de ganhos é limitado, pois a rentabilidade máxima na alta é de 30,99%.
- Ainda tem dúvidas sobre o Smart Hedge BB? Clique aqui para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.