Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Variável
Notícias
Melhores dividendos para 2025: confira a lista da EQI Research e do BTG Pactual

Melhores dividendos para 2025: confira a lista da EQI Research e do BTG Pactual

A volatilidade da bolsa brasileira pode assustar investidores mais cautelosos. Para mitigar esse risco, alguns investidores preferem direcionar seus aportes para empresas que pagam dividendos regularmente, visando aumentar o fluxo de caixa.

Pensando nisso, o portal EuQueroInvestir elaborou uma lista com as principais ações da B3 que prometem os melhores dividendos para 2025

A seleção foi baseada nas carteiras de dividendos da EQI Research e do BTG Pactual (BPAC11) referentes ao mês de dezembro, período em que o cenário econômico se mostrou mais volátil devido aos acontecimentos recentes.

Publicidade
Publicidade

Melhores dividendos para 2025: Petrobras e Itaú são os preferidos

As ações da Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4) lideram as preferências tanto da EQI Research quanto do BTG. 

Na carteira recomendada pela EQI, ambas representam uma participação relevante, totalizando 40% (20% cada).

De acordo com Felipe Reis, estrategista de ações da EQI Research, a forte presença de Petrobras e Itaú na carteira deve-se aos pagamentos relevantes de dividendos iminentes.

Já o relatório do BTG Pactual reforçou a confiança no Itaú, que foi mantido na carteira recomendada por mais um mês. A equipe destacou que o banco se adaptou de forma exemplar às mudanças no setor bancário varejista brasileiro, especialmente no segmento de baixa renda.

O Itaú fez um ótimo trabalho, o melhor entre os incumbentes, aceitando e se adaptando ao cenário de mudanças, o que acreditamos que permitirá que seu ROE sustentável aumente a diferença em relação aos pares“, pontuou o BTG.

Outro ponto destacado pelo BTG foi a iniciativa One Itaú, que representa uma renovação na abordagem do banco. Com essa atualização e o superaplicativo One Itaú, o banco passou de uma postura defensiva para uma estratégia mais agressiva no mercado.

Os analistas também preveem que as ações do Itaú continuarão a superar seus concorrentes privados, como Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11), pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, o valuation do banco, estimado em 7,2 vezes o preço/lucro (P/L) para 2025 e 1,7 vezes o preço/valor patrimonial (P/VP), é considerado atraente. A perspectiva para os próximos 12 meses segue positiva.

Sobre a Petrobras, o relatório do BTG apontou a estatal como uma das opções mais seguras no setor de petróleo e gás, especialmente após o anúncio de seu Plano de Negócios de cinco anos.

“Nossa impressão é de que o sentimento geral é de alívio. O desempenho das ações reflete o efeito da redução da percepção de risco em função de uma curva de investimentos que não compromete a capacidade de sustentar pagamentos robustos de dividendos no futuro”, afirmaram os analistas.

A equipe também destacou o crescimento projetado da Petrobras, com um CAGR de 4% ao ano nos próximos cinco anos, além de um retorno sobre o capital investido (ROIC) maior, graças aos baixos custos de exploração e produção no pré-sal, reconhecidos como dos mais competitivos globalmente.

Além disso, a exposição ao dólar oferece uma proteção adicional em um cenário de real desvalorizado. Com ações negociadas a um valuation atrativo e forte geração de caixa livre (FCFE), a Petrobras é vista como uma escolha sólida para investidores do setor de energia.

BB Seguridade também é uma boa escolha

Outra empresa em destaque entre as casas de análise é a BB Seguridade (BBSE3). Na EQI Research, ela representa 15% da carteira, enquanto no BTG tem peso de 10%.

Felipe Reis afirma que a BB Seguridade está entre as empresas com “negócios resilientes, pouco endividados, forte geração de caixa e disposição para pagar dividendos”.

O BTG ressaltou que a BBSE3 vem entregando desempenho consistente desde seu IPO em 2013, com crescimento médio de 14% ao ano, incluindo dividendos. 

Em 2024, as ações já acumularam alta de cerca de 8%, impulsionadas pela distribuição de dividendos e superação de expectativas de resultados.

Embora existam preocupações sobre a renovação do contrato com o Banco do Brasil, o valuation atual oferece uma margem de segurança significativa. Além disso, a BB Seguridade conta com uma gestão comprometida, com recompras de ações aprovadas pela diretoria.

Com valuation atrativo de 8 vezes o P/L para 2025 e dividend yield estimado em 11%, o BTG reafirmou sua recomendação de compra para a empresa.

Setor de energia é destaque

O setor de energia também se destacou nas análises da EQI Research e do BTG. Ambas incluíram CPFL (CPFE3) e Copel (CPLE6) em suas listas.

As empresas do setor energético atraem atenção devido à previsibilidade de receita proporcionada pela regulação, margens sólidas, alta geração de caixa operacional, baixa volatilidade e um elevado índice de distribuição de lucros (payout), que garante pagamentos regulares aos acionistas.

Outras opções de empresas que pagam os melhores dividendos

Além das já mencionadas, a EQI Research incluiu Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco e Isa Energia (ISAE4) em sua lista.

O BTG, por sua vez, destacou nomes como Vale (VALE3), Ambev (ABEV3), JBS (JBSS3), Vivo Telefônica (VIVT3), Eletrobras (ELET6), Caixa Seguridade (CXSE3), Gerdau (GGBR4) e Klabin (KLBN11).

Você leu sobre melhores dividendos para 2025. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!