Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Fixa
Notícias
O que é renda fixa digital?

O que é renda fixa digital?

Os criptoativos ainda causam certo temor entre os investidores mais conservadores por sua alta volatilidade, mas o mercado já oferece opções de renda fixa digital, ou seja, investimentos estruturados de forma digital, atrelados a recebíveis que oferecem taxas interessantes e com riscos bem menores do que o investimento nas criptomoedas.

Assim como as aplicações de renda fixa tradicionais, a renda fixa digital oferece ao investidor uma garantia de rendimento, ao contrário da renda variável, em que o rendimento vai depender das oscilações de mercado.

Vale lembrar que as aplicações de renda fixa têm se mostrado uma excelente opção no atual cenário macroeconômico, de juros altos sem previsão de baixa, pois apresentam taxas atreladas à Selic, que só deve começar a cair no segundo semestre de 2023.

  • Você já conhece o seu perfil de investidor? Clique aqui para fazer o teste.

Entenda a renda fixa digital

Para começar, uma rápida contextualização: os criptoativos de que falamos aqui são representações digitais de produtos reais, geralmente atrelados a títulos ou a carteiras de recebíveis.

A MB Asset, ligada ao Mercado Bitcoin, parceiro da EQI, criou fundos ligados a precatórios, a grupos de consórcio e a outros recebíveis, com ofertas de rentabilidade que podem chegar a 18% ao ano (acima da Selic, hoje em 13,75% ao ano).

Publicidade
Publicidade

A partir desses ativos, a empresa faz a criação dos tokens, a versão digital das cotas de um fundo. Se forem 10 mil tokens, essa propriedade representará 0,01% da propriedade patrimonial do fundo.

A vantagem é que as operadoras têm feito divisões em que é possível adquirir tokens por valores baixos, em torno de R$ 100, o que torna a opção interessante tanto para quem não tem muito capital para investir como para quem prefere começar com aplicações menores para ir conhecendo o produto aos poucos.

O cliente faz o investimento a partir da compra dos tokens. E aí ele tem duas opções: esperar o prazo determinado na hora da aplicação ou, então, vender o token no mercado secundário – o que pode ser útil para quem percebe uma valorização do fundo e eventualmente deseja antecipar o resgate.

  • Conheça o Simulador de Renda Fixa da EQI. Clique aqui e faça o download..

Os cuidados que todo investimento exige

Vale lembrar que a renda fixa digital exige do investidor os mesmos cuidados da renda fixa tradicional: observar as condições de resgate e os prazos de liquidez antes de concretizar o investimento, além de buscar sempre aplicações sérias e bem lastreadas.

A renda fixa digital se trata de mais uma opção para diversificar a carteira, de forma a garantir uma rentabilidade previsível para parte dos investimentos, a salvo das oscilações do mercado, e auxiliar no planejamento financeiro de médio e longo prazo.

Quer investir com assertividade? Preencha este formulário para falar com um assessor de investimentos da EQI.