Nesta terça-feira (17), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou o relatório mensal da Opep prevendo que a demanda global por petróleo deve crescer 2,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2023. Além do aumento da produção neste ano, o cartel relatou uma estimativa de aumento na demanda global em 2022, em 2,5 milhões de bpd.
Apesar disso, a Opep cita que a projeção de 2023 ainda pode ser influenciada pelo de incertezas da economia global, alteração de políticas para segurar o número de casos de covid-19 e tensões geopolíticas.
A Opep manteve a previsão para o aumento da oferta de petróleo entre os países fora do grupo em 2023, em 1,5 milhão de bpd, conforme indica o relatório mensal.
Segundo o cartel, os países que mais devem contribuir para o aumento da oferta em 2023 são os Estados Unidos, Noruega, Brasil, Canadá, Cazaquistão e Guiana. Em contrapartida, são esperadas quedas na oferta de petróleo da Rússia e do México.
O relatório ainda confirmou a estimativa de aumento da oferta em 2022, em 1,9 milhão de bpd. O documento também informa que a sua produção avançou 91 mil bpd em dezembro contra novembro, para uma média de 28,97 milhões de bpd, de acordo com fontes secundárias.
- Como o relatório mensal da Opep afeta os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.