Um levantamento feito pela consultoria Economatica apontou que quatro bancos brasileiros estão entre os 10 mais rentáveis do mundo. São eles: Santander Brasil (SANB11), Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4).
No período entre 2010 e 2021, a mediana de rentabilidade dos bancos brasileiros foi maior do que aquela apresentada pelos grandes bancos norte-americanos.
Entenda o que é ROE (Return On Equity)
O critério para definir a rentabilidade utilizada pela Economatica foi o ROE (Return On Equity, que em português significa Retorno sobre o Patrimônio Líquido).
O ROE é o resultado da divisão do lucro líquido e o patrimônio líquido. O índice aponta a capacidade de eficiência de uma empresa em ser rentável com os recursos que tem disponíveis.
Por essa razão, o ROE é um importante fator a considerar quando pensamos em investir em uma ação. Quanto maior for o ROE, mais lucrativo é o banco.
Capital One
O banco que está no topo da lista feita pela Economatica é o norte-americano Capital One, que teve um ROE de 20,4%, em 2021. Em segundo lugar está o Ally Financial, também dos EUA, com ROE de 19,3%, no mesmo período. Os brasileiros melhores colocados entre os 10 primeiros colocados ficaram em terceiro, quinto, sétimo e oitavo lugar, respectivamente. São eles: Santander Brasil, com 18,9% de ROE; Itaú, com 17,3% de ROE; Banco do Brasil, com 15,7% de ROE; e Bradesco, com 15,2% de ROE.
O ranking, feito a partir de balanços anuais referentes a 2021, considerou apenas bancos com mais de US$ 100 bilhões em ativos e com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York.
No total, o ranking conta com 39 instituições financeiras. Dessas, 19 são dos Estados Unidos. Brasil, Canadá e Reino Unido estão empatados na segunda colocação com quatro brancos cada. Depois estão Coreia do Sul e Japão com três bancos cada. Com dois bancos na lista estão Índia e Espanha.
Brasileiros mais rentáveis
Na média, os quatro bancos brasileiros tiveram uma rentabilidade de 16,5%, bem superior à média de ROE dos 19 bancos norte-americanos, que ficou em 11,8%.
No geral, segundo o levantamento feito pela Economatica, as 374 empresas brasileiras analisadas tiveram em média um retorno de 14,9% de ROE em 2021, o que representou uma alta 4,7% sobre o ano anterior, 2020.
Já as 3.871 empresas norte-americanas analisadas tiveram, em média, um ROE de 5,9% em 2021, o que representou um aumento de 5,6% em relação a 2020.