Fundos Imobiliários
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Qual o melhor FII atualmente? Especialistas da EQI respondem

Qual o melhor FII atualmente? Especialistas da EQI respondem

Vanessa Araujo

Vanessa Araujo

08 Jun 2022 às 19:09 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 5 min leitura

Vanessa Araujo

08 Jun 2022 às 19:09 · 5 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022

Melhores FIIs

Diante do ciclo atual de alta dos juros, que deve durar o ano de 2022 e boa parte de 2023, qual o melhor FII?

Especialistas da EQI Investimentos e EQI Asset indicam onde estão boas oportunidades nos fundos de investimento imobiliário (FIIs) e quais os setores ainda em recuperação depois de dois anos de pandemia. 

Acompanhe agora!

Qual o melhor tipo de FII atualmente? 

De acordo com o Elias Wiggers, assessor e sócio da EQI Investimentos, para responder a essa dúvida é sempre importante analisar os fundos imobiliários, dividindo o foco entre renda mensal e valorização da cota. 

Para o especialista, para quem atualmente está em busca de renda – majoritariamente foco de quem investe em fundos imobiliários – as carteiras têm estado mais voltadas para os fundos de papel ou fundos de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários)

“Isso está acontecendo, evidentemente, porque esses papéis estão lastreados em índices econômicos. Com o IPCA e a taxa Selic altos, estamos tendo boa remuneração, com fundos pagando mais de 1% ao mês”, observa. 

Fundos de Galpão Logístico: menor impacto durante a pandemia

Já com relação à valorização da cota, os Fundos de Galpão Logístico quase recuperaram os preços pré-pandemia, conforme observa Wiggers.

“A logística, de modo geral, se beneficiou bastante no período pandêmico, porque as empresas precisaram de mais equipamentos, caminhões e, portanto, galpões, para armazenar produtos e otimizar o seu processo para atender a alta da demanda motivada pelo isolamento social. Teve empresa que chegou a triplicar a área locada de armazenagem”, contextualiza. 

No entanto, o assessor da EQI ressalta que o setor logístico tende a sofrer com a desaceleração econômica, o que implica em baixos dividendos e cotas descontadas.

“Em uma recessão, quanto menos empresas abrindo, menor será a demanda por galpões logísticos”, pondera. 

Setores ainda em recuperação

Ainda considerando a valorização da cota, Elias Wiggers destaca que os fundos que tiveram o seu preço impactado pelos efeitos mais deletérios da pandemia ainda não tiveram plena recuperação. 

“Esses setores estão ligados ao consumo, como hotéis e shopping centers. Também podemos citar fundos de lajes corporativas, que sofreram em razão da desocupação dos escritórios por conta do home office”, analisa.

FIIs: foto aérea de prédios

FIIs: renda x valorização

O assessor da EQI resume:

“Quem procura renda, o foco tem sido os fundos de papel. Já os fundos ligados ao setor de varejo, consumo, shopping center, hotéis e lajes corporativas têm sido foco para quem observa valorização de cota e ganho de capital”, define Wiggers.  

Quais são os fundos imobiliários com melhor performance?

De acordo com especialistas da EQI Asset, os fundos de CRI, como o EQIR11, estão apresentando a melhor performance, tanto do ponto de vista de preço quanto de dividendos pagos. Reflexo disso é a concentração e oferta desse tipo de fundo realizadas nos últimos meses. 

De acordo com a análise dos gestores, esses continuarão sendo os fundos com melhor retorno da indústria, dado que suas carteiras possuem riscos diversificados, tanto setorialmente, quanto regionalmente. Além de serem mais dinâmicos no ajuste da composição dos indexadores dos ativos.  

gráfico com performances dos fundos imobiliários
Reprodução/BTG

A EQI Asset faz a gestão do Fundo EQIR11, que já está disponível no mercado secundário (B3) para compra. 

Nos últimos meses, o fundo vem pagando dividendo mensal de R$ 1,05 por cota, uma rentabilidade equivalente a um ativo de renda fixa que paga 14,8% ao ano.  

A EQI Asset possui um time especializado em acompanhar todos os fundos da indústria e metodologia para precificação, possuindo carteira recomendada com as oportunidades de compra de FIIs, segundo os critérios de cada investidor.

O BTG Pactual (BPAC11), parceiro da EQI Investimentos, divulga mensalmente uma carteira mensal com os FIIs mais recomendados para o período, que você pode conferir clicando no link.

Você também pode acompanhar o levantamento feito pela equipe do portal EuQueroInvestir que, todo começo de mês, junta as recomendações das principais casas de análise. Confira as recomendações deste mês.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias