Com o sexto maior mercado automotivo do mundo, o Brasil já vê a BYD (SHE: 002594 e a Great Wall Motor (SHA: 601633) liderando as vendas de veículos elétricos. Tamanho sucesso que, no início deste ano, a BYD superou a Tesla (TSLA; TSLA34) em volume de fabricação e venda de carros elétricos. A responsável por essa conquista é Stella Li, CEO da BYD Américas, que lidera a expansão global da companhia, e que tira o sono de Elon Musk.
Durante o lançamento da picape BYD Shark, na Cidade do México, a executiva afirmou, em conversa com jornalistas, que mantém uma boa relação com Musk e enxerga a concorrência como algo benéfico. Em relação ao Brasil, Stella destacou a relevância do mercado nacional e os progressos na construção da fábrica da empresa na Bahia.
Leia também:
- BYD lança carro de R$ 1,1 milhão para concorrer com Ferrari e Lamborghini
- Tesla registra lucro líquido de US$ 1,13 bi no 1TRI24, apesar da queda na receita
“Contamos com mais de 100 mil engenheiros trabalhando ao redor do mundo. Não somos uma empresa que fabrica carros. Somos uma empresa de tecnologia e no caso do Brasil não será diferente nossa capacidade em levar cada vez inovação para o mercado local”, destacou.
Expansão das montadoras chinesas
Tanto a BYD quanto a Great Wall Motor (GWM) anunciaram a construção de fábricas, o que facilitará a venda de carros isentos de tarifas em toda a América Latina. Enquanto isso, o presidente americano Joe Biden prometeu impor tarifas de 100% sobre carros chineses nos EUA.
Esse movimento pode se tornar um modelo para outros setores e regiões. Gigantes industriais chineses têm causado preocupações em vários países do mundo, pois seus produtos de baixo custo representam uma ameaça para empresas e empregos locais.
Com o objetivo de ampliar sua base de consumidores global e diante da intensa competição no mercado doméstico chinês, essas empresas buscam investir, produzir e criar empregos no exterior, em vez de se limitarem apenas à exportação de seus produtos.
Investimentos no Brasil
É exatamente isso que as montadoras estão implementando no Brasil. A BYD tem expectativas de iniciar a produção em meados de 2025 em uma nova fábrica, que será a primeira fora da Ásia. Por outro lado, a Great Wall pretende entrar na competição com a BYD ao fabricar SUVs no país antes do final deste ano.
Ainda durante a conversa com jornalistas durante o lançamento da picape BYD Shark, Stella destacou o papel do Brasil no desenvolvimento de energias limpas. “O Brasil é um grande aliado no combate ao aquecimento global e nas iniciativas de sustentabilidade. O país também está muito receptivo a discutir e promover inovação e tecnologia. Isso tem sido evidente pelo contato que tivemos com ele e com seu governo até o momento“.
Quem é Stella Li?
Nascida em 1978 na província de Anhui, China, a executiva é formada em engenharia automotiva pela renomada Universidade de Tsinghua. Pouco depois de concluir seus estudos, ingressou na BYD, uma empresa fundada por seu tio, Wang Chuanfu, que inicialmente era dedicada à fabricação de baterias para telefones celulares.
Sob a liderança de Li, a BYD ampliou seu escopo para a produção de automóveis, consolidando-se como uma das maiores montadoras de veículos elétricos e híbridos do mundo. Além disso, a empresa expandiu suas atividades para incluir a fabricação de baterias, sistemas fotovoltaicos e outros produtos de energia renovável.
Li é reconhecida como uma visionária na indústria automotiva e uma defensora fervorosa da sustentabilidade. Ela acredita que a eletromobilidade é essencial para combater as mudanças climáticas e para construir um futuro mais verde para o planeta.
Em 2019, Li assumiu o cargo de CEO da BYD Americas, onde supervisiona as operações da empresa tanto na América do Norte quanto na do Sul. Durante sua gestão, a BYD rapidamente ampliou sua presença nas Américas, introduzindo novos modelos de veículos elétricos e estabelecendo fábricas no México e no Brasil.
Você leu sobre Stella Li BYD. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!