Conhecida por seus carros elétricos mais acessíveis, a BYD (SHE: 002594) vendeu mais de 526 mil veículos no quarto trimestre de 2023 (4TRI23), e superou a Tesla (TSLA; $TSLA34) pela primeira vez como a maior vendedora do mundo nesta categoria na base trimestral.
O lucro líquido da BYD cresceu 19% no 4TRI23, para 8,67 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,20 bilhão), em comparação ao mesmo período do ano anterior. A receita da chinesa teve alta de 15% na base anual, para US$ 24,9 bilhões, com salto de 38% no volume de vendas.
Apesar da vantagem sobre a Tesla, o lucro líquido da BYD caiu em relação ao 3TRI23, com a intensificação da competição no mercado chinês e a desaceleração das vendas. A fabricante chinesa espera, ainda, “continuidade do forte crescimento do mercado de veículos elétricos em 2024” e que afirma que pretende melhorar a estratégia de multimarcas, acelerando sua expansão global.
BYD se torna a maior montadora de carros elétricos do mundo
No ano passado, a BYD ultrapassou a Tesla e se tornou a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Em 2023, a empresa chinesa vendeu 3 milhões de unidades, sendo 1,6 milhão de automóveis puramente elétricos, segundo analistas. Já a Tesla deve deter um mercado de 1,8 milhão de unidades com a tecnologia.
A montadora, com sede em Shenzhen e apoiada pela Berkshire Hathaway (BRK-B; $BERK34) de Warren Buffett, entregou um recorde de 526.409 carros totalmente elétricos entre outubro e dezembro, um aumento de 22% em relação às 431.603 unidades do trimestre anterior, quando ficou um pouco abaixo das 435.059 da Tesla.
Isso foi suficiente para superar a Tesla em cerca de 41 mil veículos elétricos, já que a montadora americana informou na terça-feira que entregou 484.507 carros no quarto trimestre.
Como investir na BYD
As ações da BYD estão listadas na bolsa de valores de Hong Kong (HKEX) e de Shenzhen (SZSE), sob os tickers 1211 e 002594, respectivamente.
Para investir na montadora chinesa, é necessário ter conta em uma corretora habilitada que possa negociar ações dessas bolsas de valores asiáticas.
Além de ações, é possível investir na BYD com ETFs especializados no setor de carros elétricos e automóveis em geral.
- Quer investir na BYD? Veja como investir no exterior e ter rendimentos em dólar com segurança e tranquilidade. Fale agora com um especialista da EQI!