Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
O que é o CNAE e para que serve essa classificação para as empresas?

O que é o CNAE e para que serve essa classificação para as empresas?

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

08 Fev 2022 às 16:00 · Última atualização: 08 Fev 2022 · 3 min leitura

Redação EuQueroInvestir

08 Fev 2022 às 16:00 · 3 min leitura
Última atualização: 08 Fev 2022

CNAE é a sigla de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, utilizada para classificar as atividades realizadas por uma empresa. A utilização desse código é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, ou seja, para quem possui CNPJ.

O que é CNAE?

É um código usado para identificar as atividades econômicas que as empresas realizam. Além disso, somente com a classificação é possível realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ.

O gerenciamento dos tributos cobrados no Brasil é feito a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Também garante que sejam pagos apenas os impostos com base nos negócios das empresas, assim, evitar qualquer tipo de fraude.

O CNAE é a classificação de uma empresa conforme a atividade que ela exerce. Divulgação/CNAE

Qual a classificação dos códigos?

Formam-se os códigos com sete dígitos. Sendo que, por meio desses números é feita a melhor classificação dos serviços, em que cada ordem dos números representa:

  • 1º: Seção;
  • 2º: Divisão;
  • 3º: Grupo;
  • 4º: Classe;
  • 5º: Subclasse.

Em alguns casos, poderá haver mais de um CNAE atrelado ao mesmo CNPJ, mas emite-se a nota fiscal só por um código. Sendo que, essa será a principal classificação daquela empresa.

O que fazer com os demais códigos?

Os demais CNAE, que não seja o principal, serão um apoio para as atividades daquele negócio. Assim, sendo secundários para serviços realizados de forma ocasional. Além disso, no momento em que emitir a nota fiscal deverá estar presente esse código.

Para que serve o CNAE?

Somente com essa classificação é possível que as empresas tenham o CNPJ e consigam emitir notas fiscais, bem como, o pagamento correto dos impostos. Aliás, é por meio desse CNAE que a Receita Federal fiscaliza os tributos e garante a legalidade da empresa.

Como consultar o CNAE de uma empresa?

Para fazer a consulta dessa classificação é necessário ter o número do CNPJ, do local que se quer saber o CNAE. Com essa numeração em mãos, basta acessar a página Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, encontrado na Rede Sim.

O que é o Simples Nacional?

Simples Nacional é um regime tributário que está totalmente ligado ao CNAE. Criado para simplificar os negócios das empresas pequenas e médias, além dos MEIs, microempreendedores individuais.

Como funciona?

É por meio desse regime que são feitos os principais recolhimentos mensais de um empreendimento. Ou seja, por meio de uma guia, o DAS, são recolhidos alguns impostos do Simples Nacional, como:

  • De renda referente ao CNPJ;
  • Sobre serviços;
  • PIS – Programa de Integração Social.

Assim, ao invés de se preocupar com emissões de diversas guias e pagamentos mensais, o empresário pagará todos esses custos em apenas um boleto. Portanto, o DAS foi criado para facilitar os negócios de pequeno porte.

É importante que a empresa tenha o CNAE de acordo com o seu CNPJ

É o CNAE que enquadra um CNPJ no Simples Nacional. Além disso, com esse código o empresário pagará a tributação correta referente ao seu negócio, garantindo assim todos os seus direitos.

Perguntas frequentes

O que é CNAE?

CNAE são códigos utilizados para classificar os serviços que uma empresa presta. Além disso, é por meio dessa classificação que são gerados os tributos a pagar.

Por que é importante atrelar o CNPJ com o CNAE?

Com o CNAE, um CNPJ poderá ser enquadrado no Simples Nacional. Aliás, poderá unificar todas as vias de pagamento em um único boleto, o DAS.

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias