Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Vale (VALE3) reporta aumento de 6% na produção de minério de ferro no 1TRI24

Vale (VALE3) reporta aumento de 6% na produção de minério de ferro no 1TRI24

A Vale (VALE3) informa que a produção de minério de ferro da empresa totalizou 70,8 milhões de toneladas (Mt) no primeiro trimestre de 2024 (1TRI24), um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Este aumento foi atribuído ao melhor desempenho operacional no S11D, à continuidade das iniciativas de confiabilidade dos ativos e ao aumento das compras de terceiros. 

As vendas de minério de ferro alcançaram 63,8 Mt no 1T24, 15% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são do “Relatório de Produção e Vendas da Vale no 1TRI24”, que foi divulgado na noite desta terça-feira (16). 

A produção de pelotas totalizou 8,5 Mt, aumentando 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed.

Publicidade
Publicidade

No setor de cobre, a produção totalizou 81,9 mil toneladas (kt), 22% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento foi impulsionado pela continuação do sólido ramp-up da planta de Salobo 3, bem como pelo melhor desempenho operacional das plantas de Salobo 1 e 2.

No entanto, a produção de níquel totalizou 39,5 kt, uma redução de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta redução reflete principalmente a reforma do forno de Onça Puma, parcialmente compensada pelo melhor desempenho das operações do Canadá e da Indonésia.

A Vale destacou que o desempenho no 1TRI24 foi marcado por vendas robustas de minério de ferro, que aumentaram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, e pela melhoria consistente nas operações de minério de ferro. 

No cobre, Salobo 3 atingiu cerca de 90% de taxa média de processamento no trimestre. 

No níquel, as operações do Canadá e da Indonésia entregaram um desempenho mais forte em relação ao mesmo período do ano anterior.

Confira abaixo um resumo da produção da Vale:

Dados de produção da Vale

Tá, e aí?EQI Research

A EQI Research avalia que o relatório da Vale é neutro para o preço de VALE3. “Isso se dá porque a Vale publica estimativa própria de produção anual de minério de ferro, cobre e níquel. A não ser que haja algum problema operacional, o que afastaria a empresa de cumprir a meta de produção divulgada, os relatórios trimestrais de produção não são gatilhos para os preços das ações”, afirma a Research.

“É o que observamos neste primeiro trimestre. A produção de minério de ferro foi de 70,8 milhões de toneladas, expansão de 6,1% versus o 1TRI23. Em cobre, houve uma recuperação importante, com aumento de 22,2% sobre o 1TRI23. Em níquel, houve queda de produção de 3,7% na comparação anual”.

A casa de análise afirma que segue fora de VALE3 em sua carteira de Estratégia e alerta para uma safra de resultados bastante fracos para Vale, em função da queda de preço de minério de ferro observada nos últimos meses.

Você leu sobre Vale. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!