A Ipiranga, do grupo Ultrapar ($UGPA3), e a Chevron (CVX; $CHVX34) assinaram um acordo para reintroduzir a marca Texaco no Brasil.
O acordo envolve a abertura de novos postos de combustíveis com a bandeira Texaco, juntamente com uma nova rede de lojas de conveniência chamada Star Mart, da Chevron, que será operada pela Ipiranga.
Ambas as empresas já possuem relações comerciais no Brasil por meio da Iconic, uma empresa que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco, e distribui óleos básicos da Chevron, sendo líder de mercado nesse segmento.
Detalhes como o investimento previsto, o número de novos postos de combustíveis e sua localização não foram divulgados. Os atuais postos de combustíveis da Ipiranga não serão remodelados como parte deste acordo.
“Planejamos fortalecer a marca Texaco em colaboração próxima com a Ipiranga”, disse Tracey Gardiner, vice-presidente de lubrificantes da Chevron para as Américas, em comunicado.
Texaco: combustível com tecnologia para manter limpo o motor
Gardiner enfatizou que o acordo possibilitará oferecer combustíveis com a tecnologia Techron, um aditivo com propriedades detergentes que ajuda a manter limpas as peças-chave do motor, combatendo depósitos prejudiciais e prolongando a vida do motor.
A Ipiranga destacou que esse movimento é benéfico para o mercado de distribuição no Brasil. “É uma oportunidade interessante para complementar nossa rede de postos, especialmente nos mercados onde já temos uma forte presença com a marca Ipiranga”, disse Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.
Texaco: por dentro de Ipiranga e Chevron
Com 86 anos de atuação no Brasil, a Ipiranga possui uma rede de 6 mil postos em todo o país, além de ser a líder em franquias próprias de lojas de conveniência (AmPm) e de troca de óleo (Jet Oil).
A Chevron, com presença global, atua há mais de um século no Brasil, inicialmente vendendo produtos Texaco. Desde 1997, a empresa se dedica às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, conhecidas no mercado como upstream.
Atualmente, a Chevron possui interesse em 19 blocos de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas ao largo da costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além disso, uma subsidiária da empresa, a Chevron Oronite, opera uma fábrica de aditivos para lubrificantes no Polo Petroquímico de Mauá, em São Paulo.
Você leu sobre a volta da marca Texaco ao Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!