O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump afirmou acreditar que Taiwan deveria pagar o país pela defesa, ao alegar que, atualmente, não recebem nada por isso.
O comentário de Trump foi em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de defesa de Taiwan contra a China. O gigante asiático considera o país, que é governado democraticamente, como parte de seu território. O presidente chinês Xi Jinping disse que a reunificação era “uma inevitabilidade histórica”.
Após as falas do ex-presidente, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSM; $TSMC34) maior fabricante mundial de chips em vendas, recuaram 2,4%. No ano, por outro lado, os papéis sobem 68,92% até esta quarta-feira (17).
O candidato afirmou que Taiwan “roubou” o negócio de chips dos EUA e que “deveria pagar pela defesa”, ao se referir à garantia implícita de segurança fornecida pelos militares norte-americanos.

Taiwan e Trump: entenda conflito
Os EUA já foram um grande player do cenário de fabricação de semicondutores, mas as mudanças nas tendências da indústria — como o abandono da fabricação de seus próprios chips por parte das empresas — levaram à ascensão de empresas como a TSMC.
Espera-se que Taiwan seja responsável por 66% da produção dos chips mais avançados do mundo até o final deste ano, segundo dados da TrendForce. Os EUA, por outro lado, devem responder por 6% da produção global.
A TSMC é a maior e mais avançada fabricante de chips do mundo, responsável pela fabricação de chips para grandes empresas americanas como a Apple (AAPL; $AAPL34) e Nvidia (NVDA; $NVDC34).
A preocupação da indústria, no entanto, é com a crescente dependência mundial da produção em Taiwan, e com o que aconteceria no caso de um ataque chinês à ilha.
Os EUA já têm buscado fortalecer a produção dos dispositivos em seu território, por meio de auxílios que incentivam empresas como a TSMC e a Samsung (KRX: 005930) a expandir suas instalações. Com uma possível vitória de Donald Trump, esse cenário poderá mudar.
- Você leu sobre Donald Trump e o embate com Taiwan. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!