Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Trump diz que Taiwan deve pagar aos EUA por defesa

Trump diz que Taiwan deve pagar aos EUA por defesa

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump afirmou acreditar que Taiwan deveria pagar o país pela defesa, ao alegar que, atualmente, não recebem nada por isso.

O comentário de Trump foi em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de defesa de Taiwan contra a China. O gigante asiático considera o país, que é governado democraticamente, como parte de seu território. O presidente chinês Xi Jinping disse que a reunificação era “uma inevitabilidade histórica”.

Após as falas do ex-presidente, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSM; $TSMC34) maior fabricante mundial de chips em vendas, recuaram 2,4%. No ano, por outro lado, os papéis sobem 68,92% até esta quarta-feira (17).

O candidato afirmou que Taiwan “roubou” o negócio de chips dos EUA e que “deveria pagar pela defesa”, ao se referir à garantia implícita de segurança fornecida pelos militares norte-americanos.

Desempenho das ações da TSMC, de Taiwan

Taiwan e Trump: entenda conflito

Os EUA já foram um grande player do cenário de fabricação de semicondutores, mas as mudanças nas tendências da indústria — como o abandono da fabricação de seus próprios chips por parte das empresas — levaram à ascensão de empresas como a TSMC.

Espera-se que Taiwan seja responsável por 66% da produção dos chips mais avançados do mundo até o final deste ano, segundo dados da TrendForce. Os EUA, por outro lado, devem responder por 6% da produção global.

A TSMC é a maior e mais avançada fabricante de chips do mundo, responsável pela fabricação de chips para grandes empresas americanas como a Apple (AAPL; $AAPL34) e Nvidia (NVDA; $NVDC34).

A preocupação da indústria, no entanto, é com a crescente dependência mundial da produção em Taiwan, e com o que aconteceria no caso de um ataque chinês à ilha.

Os EUA já têm buscado fortalecer a produção dos dispositivos em seu território, por meio de auxílios que incentivam empresas como a TSMC e a Samsung (KRX: 005930) a expandir suas instalações. Com uma possível vitória de Donald Trump, esse cenário poderá mudar.