Em relatório recente, o Bradesco BBI analisou a possibilidade de o Nubank (NU; ROXO34) fechar um acordo de parceria com um grupo de varejo no México. Isso porque o país ainda tem uma população com uso intenso de dinheiro físico, o que vai na contramão dos serviços e estratégia do banco digital.
Os analistas da instituição acreditam que o Nubank terá de adotar uma estratégia diferente no México, pelo menos no curto prazo.
Nubank no México: o que esperar
O time do BBI avalia improvável a probabilidade do Nubank abrir agências físicas, portanto questiona o que aconteceria se fizesse alguma parceria com empresas que já têm uma presença física relevante no país e podem oferecer soluções financeiras.
Os parceiros mais prováveis para isso são a Walmex e o Oxxo, com tamanho e presença geográfica consideráveis. Os dois varejistas também já oferecerem soluções financeiras a seus clientes no México.
O México é a próxima fronteira de crescimento do Nubank, que tem apenas 1% do mercado local. A penetração do cartão de crédito no país é de apenas 12% da população, em comparação a 49% no Brasil.
Um mês após seu lançamento público no México, em 4 de maio, a Cuenta Nu – conta digital do Nubank no México – alcançou a marca de um milhão de contas abertas. No período, a instituição recebeu mais de um bilhão de pesos mexicanos em depósitos (mais de US$ 57 milhões de dólares), informou o banco. Cerca de 90% destes depósitos estavam guardados nas Cajitas (versão local das Caixinhas do Nubank).
Com isso, uma parceria poderia “ajudar nessa evolução, bem como no crescimento do número de clientes e das ofertas de serviços”, escrevem os analistas.