O empresário Nelson Tanure, conhecido por suas estratégias de investimento e reestruturação, está prestes a assumir o controle da rede de supermercados Dia Brasil.
O movimento foi formalizado com o envio de uma notificação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelo Fundo de Investimento Multimercado Arila, do qual Tanure é acionista.
A rede Dia chegou ao Brasil há 23 anos, mas enfrentou um longo período de dificuldades financeiras que culminou em um processo de recuperação judicial em março deste ano.
A operação brasileira foi adquirida do grupo espanhol de mesmo nome pelo fundo Lyra II, gerido pela MAM Asset, em um momento crítico, marcado por dívidas de cerca de R$ 3 bilhões e o fechamento de 340 lojas.
Desde então, a empresa passou por uma reestruturação, incluindo a redução do número de lojas para 244 e investimentos em reformas para modernizar suas unidades. Essas mudanças atraíram novamente os consumidores, elevando as vendas e despertando o interesse de Tanure, que iniciou as negociações em outubro deste ano.
- Leia também: Fundo de Nelson Tanure vira o maior acionista da Light
- Nelson Tanure nega proposta para aquisição da ONCO3
Fusão com o GPA no horizonte
De acordo com informações do jornal Valor Econômico, Tanure também avalia uma possível fusão entre o Dia Brasil e o GPA ($PCAR3).
Contudo, a prioridade, segundo fontes próximas ao empresário, é concluir a recuperação judicial do Dia até 2025, estabilizando a varejista antes de avançar com novas operações.
No desenho preliminar dessa fusão, as operações do Dia poderiam ser integradas às do GPA, e a marca Dia seria descontinuada.
O foco passaria a ser a operação sob a bandeira Pão de Açúcar, aproveitando os cerca de 300 pontos de alto valor imobiliário atualmente pertencentes ao Dia.
Esse modelo potencialmente alinharia as forças das duas redes, especialmente em São Paulo, onde estão concentradas as lojas do Dia. A situação financeira mais sólida do GPA, em comparação aos anos anteriores, torna a fusão um caminho mais viável para Tanure.
Maurício Quadrado, ex-sócio do Banco Master e responsável pela MAM Asset, está auxiliando Tanure nas discussões sobre o futuro da rede Dia e a possível integração com o GPA.
Você leu sobre Nelson Tanure. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!