Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Índia quer mandar homem à Lua até 2040

Índia quer mandar homem à Lua até 2040

O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou na terça-feira (17) que o governo indiano tem como objetivo enviar um astronauta à lua e estabelecer uma estação espacial até 2040.

A notícia surge em meio aos preparativos para a missão Gaganyaan, que marcará o primeiro voo tripulado da Índia ao espaço, previsto para ocorrer em 2025.

Antes da missão tripulada, a Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO) está se preparando para um lançamento de teste, agendado para este sábado, 21 de outubro. 

Avaliada em cerca de 1,8 bilhões de dólares, a missão levará três astronautas indianos em uma viagem de três dias na órbita da Terra.

Em 2014, o país se tornou a primeira nação asiática a enviar uma sonda para a órbita de Marte, seguido pelo lançamento de 104 satélites em uma única missão em 2017. 

As ambições espaciais da Índia receberam um impulso quando se tornou o primeiro país a pousar uma espaçonave perto do polo sul inexplorado da lua em agosto de 2023, apenas alguns dias após o fracasso de uma missão russa semelhante, e foi a quarta no geral a conseguir um pouso suave.

Próximos passos

Os próximos passos da Índia na exploração espacial são ainda mais ousados. 

A ISRO planeja estabelecer a Estação Bharatiya Antariksha (Estação Espacial Indiana) até 2035 e enviar o primeiro indiano à Lua até 2040. 

Além disso, nos próximos dois anos, a Índia planeja lançar uma sonda lunar em parceria com o Japão, uma espaçonave com destino a Marte e uma missão orbital a Vênus.

Apesar dos objetivos ousados, o programa espacial indiano possui um orçamento notavelmente inferior em comparação às outras potências especiais.

Especialistas atribuem isso ao fato da Índia adaptar e otimizar tecnologias já existentes, combinado com a disponibilidade de uma força de trabalho altamente qualificada que recebe salários mais baixos do que seus colegas em outros países. 

Atualmente, a Índia representa apenas 2% dos US$ 386 bilhões da economia espacial global, mas as projeções apontam para um aumento significativo, com o país podendo chegar a representar 9% até 2030.

Planos da NASA

No início do mês de outubro, o jornal The New York Times reportou que a NASA, agência espacial norte-americana, planeja construir casas na Lua usando impressão 3D e solo lunar até 2040.

A impressora utilizará lascas de rocha e fragmentos minerais da superfície lunar para criar concreto.

O projeto marca uma nova era na exploração espacial, mais de 50 anos após a missão Apollo 17, última a levar humanos à Lua.

Atualmente, a agência estaria testando a impressora 3D antes de enviá-la para a Lua, o que deve acontecer em fevereiro de 2024. 

O sucesso da missão depende do envio de astronautas na missão Artemis 2, prevista para o próximo ano.

Você leu sobre o projeto da Índia de mandar um homem à lua até 2040. Para mais notícias como esta, clique aqui.