No início de março, a EQI Corretora, com cerca de R$ 29 bilhões sob custódia, inaugurou um escritório em Miami, nos Estados Unidos, marcando seu primeiro passo na expansão internacional. Nesta semana, outras corretoras também anunciaram. Essa tendência evidencia que a expansão para o mercado internacional está se tornando uma nova estratégia de diversificação para empresas de assessoria.
O aumento do interesse em investimentos internacionais levou as assessorias a buscar plataformas B2B offshore, enquanto as principais plataformas locais começaram a desenvolver suas próprias versões offshore. Como resultado, as empresas começaram a oferecer serviços de investimento internacional por meio delas, atuando como finders.
Como funciona o modelo de negócio
De acordo com as leis americanas, nesse modelo, as assessorias atuam apenas como intermediárias entre os clientes e as plataformas. Portanto, elas não assumem responsabilidade pelo cliente nem podem oferecer recomendações de investimento.
Como resultado, são compensadas apenas pela abertura de conta ou recebem uma parte das receitas geradas pelas transações. No entanto, tanto as corretoras quanto as empresas de assessoria desejam reter esses clientes, especialmente ao alcançar um volume mais significativo de negócios no mercado offshore.
O processo da EQI Corretora
A EQI Corretora, que tem o BTG Pactual como sócio, já alocou 7% de sua custódia em investimentos offshore e avançou para o próximo estágio. Nos Estados Unidos, adquiriu uma Registered Investment Advisor (RIA), regulada pela Finra, a autoridade reguladora da indústria financeira americana, para oferecer consultoria aos seus clientes e, consequentemente, ser remunerada por esse serviço de aconselhamento.
“Como finders você não é responsável pelo cliente, com o RIA, sim. Montamos grandes negócios no Brasil em que na verdade o cliente não era nosso. Não queríamos repetir o mesmo erro“, destaca Juliano Custódio, CEO da EQI Corretora, em entrevista ao Neofeed.
No Brasil, os assessores de investimento conquistaram autonomia para recomendar investimentos e operar em múltiplas plataformas com o novo marco regulatório de 2023. No entanto, os clientes permanecem vinculados à corretora à qual estão associados. Assim, ao se tornar uma corretora, a EQI precisou convidar os clientes a transferirem sua custódia para ela, deixando a decisão final nas mãos do cliente. No modelo de RIA, os clientes são informados sobre a transferência de forma direta.
EQI Investimentos em Miami
A corretora brasileira EQI Investimentos inaugurou um escritório em Miami, nos Estados Unidos, marcando seu primeiro passo na expansão internacional. O objetivo é ampliar a oferta de produtos aos clientes e diversificar as fontes de receitas.
Originalmente um escritório de assessoria de investimentos, a EQI obteve licença para operar como corretora no Brasil em 2023 – e você confere toda a história, clicando aqui!
O novo escritório da EQI, inicialmente atende residentes brasileiros nos EUA. No entanto, os planos do CEO Juliano Custódio incluem expandir o atendimento para a comunidade latina e para os próprios norte-americanos.
Você leu sobre EQI Miami . Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!