A Eneva (ENEV3) fez uma proposta não-vinculante de fusão de iguais com a Vibra (VBBR3) para combinação de negócios e unificações de operações no setor de energia. A proposta de fusão entre Eneva e Vibra foi publicada em fato relevante enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na noite deste domingo.
A proposta prevê a incorporação de ações da Eneva pela Vibra ou outra estrutura a ser estabelecida de comum acordo pelas companhias, de forma que o conjunto de acionistas de cada companhia, ao término do processo, passe a deter 50% do total das ações da companhia combinada.
“A Eneva entende que uma fusão de iguais com Vibra representa uma oportunidade ímpar para as empresas e seus acionistas, tendo um sólido racional estratégico considerando, inclusive, a complementaridade dos negócios das companhias , e, se efetivada, poderá implicar em ganhos significativos de eficiência e de alocação de capital”, informou a Eneva;
A Eneva atua hoje nos setores de geração e transmissão de energia, além da extração de gás natural, A Vibra, por sua vez, é a sucessora da BR Distribuidora, fruto da privatização da empresa, então pertencente à Petrobras (PETR3; PETR4) e responsável pela gestão da rede de postos de combustíveis BR em todo o país.
A fusão entre Eneva e Vibra criaria, segundo a proponente, “uma estrutura de governança robusta e equilibrada, com contribuições de lado a lado, de forma que a estrutura corporativa e administrativa da companhia combinada garanta a adequada integração das atividades da Eneva e da Vibra, a maximização das sinergias, a valorização dos colaboradores e o melhor aproveitamento das forças e dos talentos das companhias, resultando em uma empresa vitoriosa”.
A Eneva (ENEV3) informou que não existe ainda nenhum acordo assinado relativo à operação proposta, que a confirmação do negócio está condicionada a condições precedentes usuais, como aprovação dos órgãos reguladores, e que a transação não implicará em direito de recesso para seus acionistas.
Você leu sobre a possibilidade de fusão entre Eneva e Vibra. Para saber mais sobre as novidades do mercado e seu impacto sobre os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.