A Embraer (EMBR3) anunciou um pedido firme da companhia aérea norte-americana SkyWest para 60 aeronaves modelo E175, com opção de compra para outros 50 jatos. O valor de lista do contrato é de US$ 3,6 bilhões e será contabilizado na carteira de pedidos da fabricante brasileira no segundo trimestre deste ano. As entregas estão previstas para começar em 2027.
A SkyWest é atualmente a maior operadora mundial de E-Jets da Embraer, com uma frota de 263 aeronaves produzidas pela empresa. A companhia aérea atua por meio de parcerias com grandes operadoras dos Estados Unidos, como United Airlines, Delta Air Lines, American Airlines e Alaska Airlines.
“Como a maior proprietária e operadora de E175 em todo o mundo, temos a satisfação de continuar a expandir nossa frota de E175 e de aprimorar nossa presença nos dois segmentos. Este pedido nos permite avançar em nossa estratégia de frota de longo prazo e continuar a entregar o principal produto regional da indústria”, afirmou Chip Childs, presidente e CEO da SkyWest em nota divulgada pela Embraer.
Por sua vez, Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, destacou a importância do negócio para fortalecer a parceria entre as empresas.
“Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com a SkyWest Airlines com este grande pedido. O E175 é a base fundamental da aviação regional na América do Norte, e este pedido reforça a confiança da SkyWest no desempenho, confiabilidade e conforto de passageiros de nossas aeronaves. Queremos apoiar o crescimento e o sucesso da SkyWest nos próximos anos”, disse.
A relação entre Embraer e SkyWest teve início em 1986, quando a aérea norte-americana comprou cinco aviões EMB-120 Brasília. Em 1997, a frota já superava 40 unidades desse modelo. A parceria foi ampliada em 2013, quando a SkyWest encomendou 100 aeronaves E175, consolidando-se como a maior operadora desse modelo, com mais de 260 unidades em operação atualmente.
Leia também: