A Braskem (BRKM5) aponta que houve uma queda nos spreads de produtos petroquímicos. Esse fenômeno foi impulsionado pela redução da demanda global e fatores sazonais, conforme revelam os resultados preliminares de produção e vendas referentes ao quarto trimestre de 2024 (4TRI24).
Os spreads de polietileno (PE) e produtos químicos tiveram queda significativa no mercado internacional, afetando diretamente os resultados da empresa.
No Brasil, os spreads de PE-Nafta e produtos químicos caíram 23% e 24%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior. A redução foi causada pela menor demanda global e pelo acúmulo de estoques no período anterior.
No México, os spreads de PE recuaram 21%, pressionados pelo aumento de 40% no preço do etano nos Estados Unidos, resultado da alta nos custos do gás natural durante o inverno.
Braskem: desempenho no Brasil e América do Sul
No Brasil, a taxa de utilização das fábricas caiu 3 pontos percentuais, impactada por problemas operacionais na unidade do Rio Grande do Sul e pela parada para manutenção na planta de PVC na Bahia.
As vendas de resinas no mercado interno caíram 7%, refletindo a menor demanda por PE e polipropileno (PP), influenciada pela sazonalidade e pela desaceleração da indústria. Por outro lado, as exportações de resinas cresceram 9%, impulsionadas pela maior disponibilidade de produtos para o mercado externo.
Já as vendas de produtos químicos no Brasil recuaram 4%, puxadas pela menor demanda por gasolina e benzeno. No entanto, em comparação com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 23%, graças à normalização da produção após paradas técnicas.
EUA e Europa: demanda mais fraca
Nos Estados Unidos e na Europa, a taxa de utilização das fábricas de polipropileno (PP) caiu 10 pontos percentuais, ficando em 67%. As vendas na região também recuaram 10%, acompanhando a tendência global de menor demanda.
O spread médio do PP na região teve uma leve queda de 2%, pressionado pelo aumento dos custos de matéria-prima e pela desaceleração da indústria transformadora.
- Leia também: Braskem (BRKM5) vê riscos sobre indenização de R$ 8 bi
- Braskem (BRKM5) reduz prejuízo para R$ 593 mi no 3TRI24
México: custos sobem, mas há recuperação anual
No México, a taxa de utilização das plantas da Braskem Idesa subiu 3 pontos percentuais, chegando a 77%. O volume de vendas caiu 6% no trimestre, mas registrou crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.
O spread de PE no México recuou 21%, pressionado pelo aumento dos custos de matéria-prima nos EUA. No entanto, em comparação anual, houve alta de 6%, impulsionada por uma estratégia de reposicionamento comercial da empresa.
Você leu sobre Braskem. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!