A equipe de Fórmula 1 Aston Martin, anunciou de forma oficial nesta terça-feira (10) a contratação do projetista Adrian Newey, campeão por onde passou e considerado o “mago da aerodinâmica”. Na próxima temporada ele se juntará ao piloto bicampeão do mundo, Fernando Alonso, e ao seu companheiro de equipe, o canadense Lance Stroll, filho do dono do time, o bilionário Lawrence Stroll.
Em entrevista coletiva à imprensa após o anúncio, Newey declarou que o fato de Stroll ser um dono de equipe “às antigas”, o fez escolher pelo time verde, embora tivesse ofertas para trabalhar vindas de pelo menos metade do grid da Fórmula 1 após sua saída da atual campeã, Red Bull.
“A realidade é que, se você voltar 20 anos, o que agora chamamos de ‘Team Principals’ eram, na verdade, os donos dos times: Frank Williams, Ron Dennis, Eddie Jordan etc. Nesta era moderna, Lawrence é realmente único por ser o único dono de time propriamente ativo”, comentou o mago.
Quanto ao salário, o britânico vai receber 30 milhões de euros por ano, o que representa aproximadamente R$ 200 milhões anualmente – sem considerar possíveis bônus e outros complementos.
Adrian Newey: criador dos carros mais vencedores da história
Falando em times de ponta, Newey foi o criador dos carros mais vencedores da história da Fórmula 1. Entra nessa lista os modelos da Williams de 1992 e 93, considerados por Ayrton Senna “carros de outro planeta”.
Esses carros contavam com a aerodinâmica inovadora de Newey aliada à aplicação da suspensão ativa, uma revolução que fez Nigel Mansell ser campeão em 92, ganhando 11 das 16 corridas – um recorde na época.
Leia também:
Depois a equipe ganhou ainda em 1993, 96 e 97. Após essa época, o mago ingressou na McLaren, sendo novamente campeão em 1998 e 1999, ambos os anos com o finlandês Mika Hakkinen, além do vice-campeoanto de 2000.
A partir dos anos 2000, Newey se junto ao projeto Red Bull, a partir de 2006, ajudando a construir a nova geração de carros vencedores. Estão aí os quatro títulos em sequência com o alemão Sebastian Vettel, de 2010 a 2013; e os anos mais recentes com Max Verstappen, desde 2021.
Após quase 20 anos, Newey deixou a Red Bull por problemas internos na equipe e vendo que não estava sendo tão prestigiado pela equipe como antes. Tanto é que ele observou alguns problemas no carro que poderiam ser resolvidos por ele. Mas o time decidiu seguir outro caminho e agora vê o rendimento do bólido cair a olhos vistos na atual temporada.
O projeto de Stroll

Sobre o novo chefe, o projetista britânico disse que entra com entusiasmo diante do projeto oferecido a ele. “É uma sensação diferente quando você tem alguém como Lawrence envolvido dessa forma, é voltar ao modelo antigo, e ter a chance de ser um acionista e um parceiro é algo que nunca foi realmente oferecido a mim antes”, disse ele, ao site oficial da F1.
O projeto do bilionário é transformar a mediana Aston Martin em campeã do mundo. A contratação de Newey é a mais recente de uma série de grandes contratações técnicas que incluem o guru dos motores da Mercedes, Andy Cowell, o chefe de tecnologia da Ferrari, Enrico Cardile, e o antigo companheiro de equipe de Newey na Red Bull, Dan Fallows.
“Adrian é a chave, a chave e a maior parte do quebra-cabeça, certamente de um ponto de vista técnico, de um ponto de vista de liderança técnica”, disse Stroll. “Ele estará liderando a equipe e acho que isso terá um efeito cascata por toda a organização”, comentou o magnata.
Você leu sobre Adrian Newey. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






