A Americanas (AMER3) anunciou a assinatura da escritura de uma emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, para colocação privada. A emissão tem um valor de até R$ 3,5 bilhões e marca o início do desembolso dos montantes necessários para o cumprimento do Plano de Recuperação Judicial (PRJ).
O PRJ foi aprovado pela Assembleia Geral de Credores em 19 de dezembro de 2023 e homologado pela 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro em 26 de fevereiro de 2024.
De acordo com a Americanas, as debêntures são o instrumento utilizado para operacionalizar o financiamento extraconcursal na modalidade “debtor-in-possession”, também conhecido como o Financiamento DIP.
Americanas: o que é financiamento DIP?
Essa modalidade de financiamento é específica para empresas que estão em processo de recuperação judicial. Ela possibilita a entrada de novos recursos para capital de giro, reestruturação e preservação de ativos.
Em termos simples, imagine uma empresa que está passando por dificuldades financeiras e entrou em um processo de recuperação judicial para tentar se reestruturar e evitar a falência. Nesse cenário, o financiamento DIP é como um empréstimo que é dado a essa empresa para ajudá-la a continuar suas operações e cumprir com suas obrigações durante esse período de recuperação.
- Leia também: Ações Americanas (AMER3): entenda o rombo!
- Americanas reporta prejuízo de R$ 4,61 bi em 3 trimestres
Objetivo do financiamento DIP da Americanas
A Americanas aponta que o Financiamento DIP foi estruturado para viabilizar a entrada de recursos para que a Americanas possa cumprir suas obrigações de pagamento previstas no PRJ antes mesmo do aumento de capital nele previsto. Isso representa a antecipação de parte dos recursos que serão aportados pelos acionistas de referência da empresa em tal aumento de capital.
O Financiamento DIP contará com garantia real e terá prazo de vencimento de 24 meses contados da data de emissão, ressalvadas as hipóteses de resgate e/ou vencimento antecipado.
Você leu sobre Americanas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!